domingo, 6 de abril de 2014

Século tem Paulistão 'democrático' e Carioca 'elitista'.









Eles são os Estaduais mais importantes do país, recebem as maiores verbas de patrocinadores e contam, cada um, com quatro "gigantes" do futebol brasileiro. Os Campeonatos Paulista e Carioca têm muitas semelhanças, mas, desde o início do século, apresentam uma diferença significativa: o desempenho dos médios e pequenos do estado.

O Paulista é um dos campeonatos mais "democráticos" do país. Desde 2000, apenas 46,6% das vezes o campeão e o vice foram Corinthians, Palmeiras, Santos ou São Paulo. Entre os "intrusos" do interior que já roubaram o primeiro ou o segundo lugar nos últimos 14 anos, estão clubes como Botafogo de Ribeirão Preto, União São João, Paulista, Ponte Preta, Santo André e Guarani.

Neste ano, o roteiro se repetiu, e o Ituano conseguiu despachar o Palmeiras e chegar à decisão para enfrentar o Santos. O clube, aliás, é, junto com o São Caetano (2004), um dos pequenos que conseguiu conquistar o Paulista no século. Em 2002, a equipe de Itu levantou a taça em um Campeonato sem os grandes, que disputaram o Torneio Rio-São Paulo.

No Rio de Janeiro, o cenário é totalmente oposto e "elitista". Apenas em três oportunidades - Madureira (2006), Volta Redonda (2005) e Americano (2002) - um dos clubes de menor expressão conseguiu tirar Botafogo, Flamengo, Fluminense ou Vasco da decisão do Campeonato Carioca nos últimos 14 anos. Sendo assim, 80% das finais foram compostas por dois grandes do estado, situação que se repete nesta temporada com o Flamengo enfrentando o Vasco.

O bom desempenho dos pequenos paulistas em contraste com as modestas participações dos cariocas pode ser explicado, por exemplo, pela relevância deles no futebol nacional. Enquanto São Paulo já teve seis clubes de menor expressão na primeira divisão do Brasileirão desde 2000, o Rio de Janeiro não vê nenhuma equipe fora das quatro grandes disputar a elite do futebol nacional desde 1988, quando Bangu e América-RJ foram rebaixados.

Ainda mais "democrático" que o Paulista, o Campeonato Gaúcho teve apenas cinco finais disputadas por Grêmio e Internacional desde 2000, o que representa 33% delas. No mesmo período, o Estadual de Minas Gerais viu Atlético Mineiro e Cruzeiro se enfrentaram na decisão nove vezes (60%).

Fonte: ESPN


SRN

Fonte: http://www.noticiasfla.com.br/2014/04/Seculo-tem-Paulistao-democratico-Carioca-elitista.html

0 comentários:

Postar um comentário