sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011
FLAMENGO: LEGITIMO CAMPEÃO DE 1987
O site lancenet noticiou que a presidente do Flamengo, Patricia Amorim, vai encaminhar nesta semana à CBF novo pedido de reconsideração sobre o título brasileiro de 1987, e, com isso as perguntas resurgem: Afinal esse pedido da Patricia tem fundamento? Ou ela, tomada pelo entusiasmo do momento, está realizando o pedido sem base para fazê-lo? Enfim, o Flamengo é ou não Campeão Brasileiro de 1987?
Me esforçando para não ser tendencioso vou procurar colocar somente os fatos, com a intenção de contribuir para acabar com a fama que o povo brasileiro tem memória curta, vamos aos tais fatos (vou descrevê-los em forma de lista para melhor compreensão)
- Em 1987 a CBF atravessava grave crise financeira: Por que: Com a administração marcada por disputas políticas internas e a bagunça em que se tornou os campeonatos brasileiros estava fazendo com que tivessem grandes prejuizos, não só para os clubes como para a própria CBF. Para se ter uma idéia o campeonato brasileiro de 1979 foi disputado por nada menos que 94 clubes (como, em exceção do flamengo e corinthias, os grandes clubes não tem tanto apelo nacional, eram grandes os prejuizos com viagens para disputar jogos com times de baixa renda), tamanha a bagunça que Santos, Corinthians e São Paulo se recusaram a participar do campeonato.
- Diante disso a própria CPF declara que não tem mais condições financeiras de organizar o campeonato de 1987: Em junho de 1987, Octávio Pinto Guimarães, presidente da entidade, anunciou publicamente via imprensa que a CBF não tinha condições financeiras de organizar o campeonato daquele ano. Notícia que em seguida foi confirmada também pelo seu vice-presidente Nabi Abi Chedid que além de confirmar a situação deu todo o aval para que o presidente do São Paulo F.C., na época Carlos Miguel Aidar, tomasse a iniciativa de convencer os principais clubes do Brasil a fundarem uma associação que os representassem e que teria como primeiro objetivo a organização do Campeonato Brasileiro de 1987 (Copa União).
- A criação da Copa União só surgiu após uma conciliação entre a CBF e o Clube dos 13: Apesar de, publicamente, serem insatisfeitos com CBF, o clube dos 13 somente pode organizar a Copa União, com o aval da CBF, já que uma desobediência à entidade poderia provocar reações da FIFA. Tanto é que a única exigência da CBF foi que incluísse, pelo menos, mais três clubes de Estados diferentes (que o clube dos 13 atendeu, incluindo Coritiba, Goiás e Santa Cruz)
- O Clube dos 13 promove a Copa União: Por necessidade (A CBF anunciou no começo do ano que não haveria campeonato), aval(a CBF não só concordou, como anunciou publicamente e ainda fez exigência, que foi atendida) e para não ter prejuizos (a CBF havia desistido de organizar o campeonato alegando falta de recursos para arcar com as despesas, então "quem pagaria a conta desses jogos menores seriam os grandes clubes") nasce a Copa União organizada pelo clube dos 13. Vale lembrar que esse procedimento é modelo na Europa, como por exemplo: a Liga das Estrelas na Espanha, a Bundesliga na Alemanha, e a poderosa Premier League na Inglaterra, associações de clubes que organizam seus campeonatos nacionais.
- O Campeonato torna-se um sucesso, o que desagrada (ambiciona) à CBF: Diante do sucesso iminente do campeonato, se irritaram (leia-se ambição pelo sucesso comercial do campeonato) os srs. Otávio Pinto Guimarães e Nabi Abi Chedid , que, após 5 rodadas disputadas, se arrependem de ter renunciada a responsabilidade de organizar a competição, volta atrás, e tenta mudar o regulamento da Copa União! Como se a loucura fosse pouca, ainda tentam incluir mais 16 clubes no meio da competição!
- Como assim incluir 16 clubes em um campeonato que já havia iniciado?? - Pois é, se contassem essa história para alguém da europa não iam acreditar.. Para formalizar a 'loucura' a CBF denomina a Copa União de Modulo Verde e os 16 clubes (na verdade um grupo que seria similiar à 2º divisão, similiar pois nem a 2ª divisão era muito definida na época...) seriam do Modulo Amarelo. O campeão brasileiro seria o vencendor de um quadrangular final disputado entre os campeões e vices dos 2 módulos. Obviamente, os dirigentes de TODOS os clubes que disputavam a Copa União recusaram-se a cumprir a determinação.
- O Flamengo deve disputar o titulo com o vice do módulo amarelo... MAS QUE VICE? Diante de mais de 100 mil pessoas o Flamengo vence o Internacional por 1x0 Consagrando-se campeão da Copa União! Enquanto isso.. O Sport vence o Guarani por 2x0 (o mesmo placar do primeiro jogo vencido pelo Guarani), depois da prorrogação terminada em 0x0. Os dois clubes partiram para a decisão por pênaltis. Acabou em 11 a 11. Ninguém viu que os presidentes do Sport, Homero Lacerda, e do Guarani, Leonel Martins de Oliveira, entraram em campo e acordaram em dividir o título. A zona se instaurou de vez e, na hora de organizar o tal quadrangular bizarro, a própria CBF se embananou: quem é o vice do módulo amarelo, se Sport e Guarani dividiram o título? Quem vai pegar o Flamengo, SE NÃO TEM VICE (poderiam ter chamado o vasco, mas enfim..)?
- A CND põe ponto final na conversa e declara Flamengo Campeão Brasileiro de 1987: No ano seguinte, o Conselho Arbitral é convocado e julga o caso em favor do Flamengo. Dos 15 participantes do próprio "Módulo Amarelo", todos reconheceram o título do Flamengo como legítimo, com exceção apenas de Náutico, Sport e Guarani (por motivos óbvios).As federações não tinham autonomia para dar a última palavra em questões jurídicas, em 1988 ainda vigorava a Lei 6251/1985 que firmava o CND (Conselho Nacional dos Desportos) como máxima instância esportiva da época (portanto, superior à CBF). Na quinta-feira do dia 21 de janeiro de 1988, o CND (atual STJD) votou em reunião extraordinária através de seu relator Álvaro Melo Filho e sobre a presidência do vascaíno Profº Manoel Tubino (já falecido)[18] com decisão unânime, que o Flamengo era campeão, legitimando assim o Flamengo como campeão do Campeonato Brasileiro de 87.
Enfim, o que vocês acham? deixem suas opiniões!
quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011
Super Rodada de futebol ontem quarta feira.
Saudações Rubro Negras,
Ontem, quarta-feira, tivemos diversos jogos pelos estaduais e também pela pré-libertadores. Mas o principal mesmo ficou por conta da estréia de Ronaldinho Gaucho pelo Flamengo, e os outros desctaques são: A eliminação do Timão na pré-libertadores, Cai o 1º 100% do Cariocão o Botafogo, e o Imortal Grêmio se classifica para a 1ª fase da Libertadores, Santos empata já o Palmeiras vence e é lider do Paulistão.
- O Gaucho vai conseguir ser o craque, quando foi eleito 2 vezes melhor do mundo?
- O Wanderley merece ou não ser titular?
- O Fla com esse time tem condições de ganhar o Brasileirão ou a Copa do Brasil?
O Botafogo, que empatou com o Bangu e perdeu os seus 100% de aproveitamento, por irônia do destino o Bota empatou novamente com o Bangu e deixou de ser 100%, no ano passado acabou empatando de 2 x 2 com o Bangu quando também tinha 100%. Destaque para o goleiro Jeferson e Loco Abreu. O goleiro fez diversas defesas principalmente no 1º tempo e ainda pegou um penalty, já o mais 'Loco' dos alve-negros, deixou mas uma vez a sua marca de penalty, fazendo o seu quinto gol no campeonato se juntando ao grupo da artilharia. O Botafogo continua liderando o seu grupo, pelo menos até hoje quando o Fluminense entra em campo contra o Duque de Caxias.
- Será que o Bota vai perder a liderança hoje?
- O 'El Loco' vai conseguir se manter na artilharia até o final do campeonato?
Santos empatou com a Ponte Preta por 2 x 2 e deixou escapar a liderança para o Palmeiras, que venceu pelo placar de 1 x 0 o Mirassol. Apesar do empate o atante Maycon Leite e o meia Elano dexaram o seu e continuam na artilharia.
- O Palmeiras vai conseguir se manter na ponta do campeonato até quando?
O imortal Grêmio levou um susto no começo, saindo atrás do marcador, mas conseguiu virar, com 1 gol de André Lima e dois de Vínicius Pacheco. André Lima apesar de ter marcado 1 gol, perdeu o gol mas feito da sua vida e entrou para o seleto grupo dos 'Inacreditáveis Futebol Clube', já o Pacheco (ex Rubro Negro) que entrou depois do Gol do Liverpol, em sua 2 partida pelo clube começa a ganhar espaço no clube, e o seu segundo gol foi um golaço.
- O Grêmio vai chegar longe na libertadores?
- Vinicius Pacheco, merece uma vaga de titular?
E o Corinthians amigo, enquanto escrevia o texto acima fiquei pensando o que ia falar do timão, que mais uma vez foi eliminado da libertadores, deixando mais uma vez uma grande ferida em sua imensa torcida. O timão perdeu de 2 x 0 e foi o 1º brasileiro a ser eliminado em uma pré-libertadores, mais uma decepção para o seus torcedores na liberta, que agora vão ter que aguentar a zoação dos santistas, sãopaulinos e palmeirense, que imagino eu devem ter feito a maior festa ontem depois do jogo. O timão que apostava todas as suas fixas na Libertadores vai ter que voltar agora sua cabeça somente para o Paulistão (campeonato no qual não está bem das pernas), pois está fora da copa do Brasil.
- O Corinthians vai algum dia ganhar 1 libertadores?
- O timão vai dar a volta por cima e levar o Paulistão?
É esta quarta-feira foi quente!!!
Façam seus comentários.
SRN
Marcadores:
botafogo,
corinthians,
flamengo,
ronaldinho gaucho,
tolima
quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011
O QUE ESPERAR NA ESTRÉIA DE RONALDINHO
Depois de 13 anos como jogador profissional, Ronaldinho, segundo ele mesmo, ainda sente o mesmo frio na barriga que sentiu ao estreiar como profissional no jogo contra o Serrano em janeiro 1998.
- Mesmo depois de muitos anos não muda muito. Cada estreia tem aquela agonia para começar logo o jogo.
Mas com esse frio na barriga e toda a expectativa criada pela midia brasileira e refletida nos torcedores rubro-negros, o que podemos esperar de mais uma estréia de Ronaldinho? Para isso vale conferir como foram as estreias de Ronaldinho em sua carreira:
ESTRÉIA PELO GRÊMIO (1998)
Apontado como maior revelação das categorias de base do Grêmio desde Renato Gaúcho, Ronaldinho apareceu em um amistoso contra o Serrano, em janeiro de 1998: vitória gremista por 2 a 0. Ronaldinho teve boa atuação. O primeiro gol saiu no jogo seguinte, contra o Ortopé. A estreia em competições oficiais foi logo na Libertadores da América, na vitória sobre o Vasco, por 1 a 0, em março.
ESTRÉIA PELA SELEÇÃO BRASILEIRA (1999)
Convocado para a Copa América, Ronaldinho Gaúcho atuou durante os 90 minutos do último amistoso contra a Letônia (vencido pelo Brasil por 3 x 0) antes da competição, em 1999. Ele deu uma assistência e quase fez um golaço de fora da área. "Nem parecia ser a estreia do Ronaldinho pela Seleção. Ele estava muito tranquilo, até porque passava por um ótimo momento no Grêmio." Comentou o zagueiro Odvan na época.
ESTRÉIA PELO PSG (2001)
Em 2001, após ficar quase um mês sem jogar, devido a uma disputa na Fifa para conseguir a liberação do Grêmio, Ronaldinho estreou na sétima rodada do Francês com a camisa do PSG. "Apesar de ser mais novo, acho que Ronaldinho era mais experiente do que eu. Quando chegou a hora de jogar, não teve nervosismo algum. Ele entrou e já mostrou aquela alegria dele, que motiva e encanta a todos que jogam ao lado dele" - Comentou Aluizio, que foi substituito por Ronaldinho no jogo.
ESTRÉIA PELO BARCELONA (2003)
A estreia oficial foi na rodada de abertura do Campeonato Espanhol de 2003. Antes, o craque vestiu a camisa do Barça em amistoso contra o Milan, nos Estados Unidos. Na partida, marcou pela primeira vez. O primeiro gol em jogos oficiais, considerado um dos mais bonitos da carreira dele, aconteceu na segunda rodada do Espanhol, contra o Sevilla, no Camp Nou.
ESTRÉIA PELO MILAN (2008)
Embora o Milan tenha saido derrotado dessa partida, Ronaldinho deixou boa impressão no San Siro na estreia, na primeira rodada do Italiano. Ele fez jogadas de efeito e deu passe para o gol de Inzaghi.
ESTRÉIA PELO FLAMENGO (2011)
Ronaldinho marca incríveis 4 gols, dá um nó na zaga do Nova Iguaçú, bate escanteio e corre para cabecear, defende Penalti, dá cartão vermelho pro juiz, substitui o técnico wanderlei e ainda afirma: esse jogo foi monótono... (heheh sonhar não custa nada...)
terça-feira, 1 de fevereiro de 2011
O Campeonato estadual está começando a esquentar.
Bom dia a todos,
Ao término da 4ª rodada do cariocão, os 4 times grandes do Rio continuam 100%, o Vasco também está, só que é 100% negativo, pois ainda não conquistou nenhuma vitória.
Pelo grupo B o Fluminense bateu o cabofriense por 4 x 2, o Fluminense que saiu na frente e levou um suto com a virada, mostrou por que é o atual campeão brasileiro, e não deixou barato revirando o jogo para 4 x 2. Destaque para Fred que é o artilheiro do campeonato com os seus 2 gols que fez nesse jogo alcançou a marca de 5 gols em 4 jogos uma excelente média, destaque também para os 2 dribles lindo que o mesmo zagueiro do flu (André Luiz) levou, um drible da vaca, e um outro drible desconcertante de letra (esses dribles é que fazem o futebol valer a pena). Apesar desse 2 dribles no primeiro tempo o mesmo André se redimiu marcando o seu gol.
Ainda no grupo B um dia antes no sábado o Botafogo bateu o olária de 3 x 1 com destaque para o Loco Abreu que fez 2 gols sendo 1 deles 1 golaço de cobertura, deixando a sua marca a bela cavadinha apesar de não ter sido de penalty, conquistando cada vez mas a fama de artilheiro e conquistando também principalmente o coração dos botafoguenses, ele que já é um dos maiores ídolos do Botafogo nestes últimos anos.
Já pelo grupo A o Fla ganhou o seu arqui-rival Vasco de 2 x 1. No primeiro tempo o Flamengo foi muito superior abrindo vantagem de 2 a 0, destaque para Thiago 'branca de' Neves que aos poucos vem conquistando o seu espaço no time e com a torcida Rubro Negra (mas ainda tem muito que jogar para deixar a fama de pó de arroz). O meia atacante teve uma boa movimentação no primeiro tempo, e antes de marcar o seu belo gol com a camisa do Fla, ele fez uma bela jogada pela direita driblando um jogador e quase marcando um belo gol. Um pouco depois desse lance o meia foi premiado com um primoroso lançamento do Renato Abreu que deixou ele cara a cara com o Braz que deu um chapeuzinho no goleiro (convenhamos que ele tentou encobrir o goleiro e não dar esse lençol ou chapeu, o que não tirou o brilho do seu belo gol) e concluiu a gol marcando o seu primeiro com a camisa do Fla, um lindo gol. Não poderia deixar de falar também do Deivid, que está sendo muito criticado pela torcida (inclusive por mim) que marcou mas 1 gol com pelo Flamengo, apesar de não ter jogado lá essas coisas demonstra alguns sinais de melhora.
O Flamengo continuou dominando no ínicio do 2º tempo e a torcida vascaína já deixava o Engenhão, até que numa falha do goleiro, e do zagueiro do Mengão o vasco conseguiu marcar o seu 1º gol no jogo, empolgado com o gol o Vasco partiu pra cima do Mengo, e quase conseguiu o empate, o Flamengo também teve algumas outras oportunidades. A torcida do Vasco parece que gostou do que viu, mesmo perdendo o jogo, gostou de ver a reação do seu time após o gol.
Resumindo tudo, o Flamengo espera para ver quem vai ser seu adversário, que deverá sair do confronto do clássico de Fluminense x Botafogo. O flu ou o bota, vão pegar um time pequeno, pois o vasco com a derroto confirmou a sua eliminação da taça guanabara.
O que acharam da rodada?
Comentem.
SRN
Ao término da 4ª rodada do cariocão, os 4 times grandes do Rio continuam 100%, o Vasco também está, só que é 100% negativo, pois ainda não conquistou nenhuma vitória.
Ainda no grupo B um dia antes no sábado o Botafogo bateu o olária de 3 x 1 com destaque para o Loco Abreu que fez 2 gols sendo 1 deles 1 golaço de cobertura, deixando a sua marca a bela cavadinha apesar de não ter sido de penalty, conquistando cada vez mas a fama de artilheiro e conquistando também principalmente o coração dos botafoguenses, ele que já é um dos maiores ídolos do Botafogo nestes últimos anos.
Já pelo grupo A o Fla ganhou o seu arqui-rival Vasco de 2 x 1. No primeiro tempo o Flamengo foi muito superior abrindo vantagem de 2 a 0, destaque para Thiago 'branca de' Neves que aos poucos vem conquistando o seu espaço no time e com a torcida Rubro Negra (mas ainda tem muito que jogar para deixar a fama de pó de arroz). O meia atacante teve uma boa movimentação no primeiro tempo, e antes de marcar o seu belo gol com a camisa do Fla, ele fez uma bela jogada pela direita driblando um jogador e quase marcando um belo gol. Um pouco depois desse lance o meia foi premiado com um primoroso lançamento do Renato Abreu que deixou ele cara a cara com o Braz que deu um chapeuzinho no goleiro (convenhamos que ele tentou encobrir o goleiro e não dar esse lençol ou chapeu, o que não tirou o brilho do seu belo gol) e concluiu a gol marcando o seu primeiro com a camisa do Fla, um lindo gol. Não poderia deixar de falar também do Deivid, que está sendo muito criticado pela torcida (inclusive por mim) que marcou mas 1 gol com pelo Flamengo, apesar de não ter jogado lá essas coisas demonstra alguns sinais de melhora.
Resumindo tudo, o Flamengo espera para ver quem vai ser seu adversário, que deverá sair do confronto do clássico de Fluminense x Botafogo. O flu ou o bota, vão pegar um time pequeno, pois o vasco com a derroto confirmou a sua eliminação da taça guanabara.
Thiago Neves comemorando seu 1º gol com a camisa do Fla |
O que acharam da rodada?
Comentem.
SRN
segunda-feira, 31 de janeiro de 2011
Vasco sofre com a estréia de Thiago Neves
Mesmo tendo jogado porém não estreiado contra o Americano, Thiago Neves mostrou sua qualidade e competência fazendo um bom jogo, com disposição, bom toque de bola, finalizações e sendo coroado com um golaço (que até agora foi o mais bonito do campeonato).
Óbvio que não devemos descartar outros destaques desse início de temporada como o Elano do Santos. Será que o fim está próximo para os jogadores 'estrangeiros' na seleção brasileira? deixe sua opinião!.
Assinar:
Postagens (Atom)