sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

FLAMENGO: LEGITIMO CAMPEÃO DE 1987








O site lancenet noticiou que a presidente do Flamengo, Patricia Amorim, vai encaminhar nesta semana à CBF novo pedido de reconsideração sobre o título brasileiro de 1987, e, com isso as perguntas resurgem: Afinal esse pedido da Patricia tem fundamento? Ou ela, tomada pelo entusiasmo do momento, está realizando o pedido sem base para fazê-lo? Enfim, o Flamengo é ou não Campeão Brasileiro de 1987?


Me esforçando para não ser tendencioso vou procurar colocar somente os fatos, com a intenção de contribuir para acabar com a fama que o povo brasileiro tem memória curta, vamos aos tais fatos (vou descrevê-los em forma de lista para melhor compreensão)

- Em 1987 a CBF atravessava grave crise financeira: Por que: Com a administração marcada por disputas políticas internas e a bagunça em que se tornou os campeonatos brasileiros estava fazendo com que tivessem grandes prejuizos, não só para os clubes como para a própria CBF. Para se ter uma idéia o campeonato brasileiro de 1979 foi disputado por nada menos que 94 clubes (como, em exceção do flamengo e corinthias, os grandes clubes não tem tanto apelo nacional, eram grandes os prejuizos com viagens para disputar jogos com times de baixa renda), tamanha a bagunça que Santos, Corinthians e São Paulo se recusaram a participar do campeonato.

- Diante disso a própria CPF declara que não tem mais condições financeiras de organizar o campeonato de 1987: Em junho de 1987, Octávio Pinto Guimarães, presidente da entidade, anunciou publicamente via imprensa que a CBF não tinha condições financeiras de organizar o campeonato daquele ano. Notícia que em seguida foi confirmada também pelo seu vice-presidente Nabi Abi Chedid que além de confirmar a situação deu todo o aval para que o presidente do São Paulo F.C., na época Carlos Miguel Aidar, tomasse a iniciativa de convencer os principais clubes do Brasil a fundarem uma associação que os representassem e que teria como primeiro objetivo a organização do Campeonato Brasileiro de 1987 (Copa União).

- A criação da Copa União só surgiu após uma conciliação entre a CBF e o Clube dos 13: Apesar de, publicamente, serem insatisfeitos com CBF, o clube dos 13 somente pode organizar a Copa União, com o aval da CBF, já que uma desobediência à entidade poderia provocar reações da FIFA. Tanto é que a única exigência da CBF foi que incluísse, pelo menos, mais três clubes de Estados diferentes (que o clube dos 13 atendeu, incluindo Coritiba, Goiás e Santa Cruz)

- O Clube dos 13 promove a Copa União: Por necessidade (A CBF anunciou no começo do ano que não haveria campeonato), aval(a CBF não só concordou, como anunciou publicamente e ainda fez exigência, que foi atendida) e para não ter prejuizos (a CBF havia desistido de organizar o campeonato alegando falta de recursos para arcar com as despesas, então "quem pagaria a conta desses jogos menores seriam os grandes clubes") nasce a Copa União organizada pelo clube dos 13. Vale lembrar que esse procedimento é modelo na Europa, como por exemplo: a Liga das Estrelas na Espanha, a Bundesliga na Alemanha, e a poderosa Premier League na Inglaterra, associações de clubes que organizam seus campeonatos nacionais.

- O Campeonato torna-se um sucesso, o que desagrada (ambiciona) à CBF: Diante do sucesso iminente do campeonato, se irritaram (leia-se ambição pelo sucesso comercial do campeonato) os srs. Otávio Pinto Guimarães e Nabi Abi Chedid , que, após 5 rodadas disputadas, se arrependem de ter renunciada a responsabilidade de organizar a competição, volta atrás, e tenta mudar o regulamento da Copa União! Como se a loucura fosse pouca, ainda tentam incluir mais 16 clubes no meio da competição!

- Como assim incluir 16 clubes em um campeonato que já havia iniciado?? - Pois é, se contassem essa história para alguém da europa não iam acreditar.. Para formalizar a 'loucura' a CBF denomina a Copa União de Modulo Verde e os 16 clubes (na verdade um grupo que seria similiar à 2º divisão, similiar pois nem a 2ª divisão era muito definida na época...) seriam do Modulo Amarelo. O campeão brasileiro seria o vencendor de um quadrangular final disputado entre os campeões e vices dos 2 módulos. Obviamente, os dirigentes de TODOS os clubes que disputavam a Copa União recusaram-se a cumprir a determinação.

- O Flamengo deve disputar o titulo com o vice do módulo amarelo... MAS QUE VICE? Diante de mais de 100 mil pessoas o Flamengo vence o Internacional por 1x0 Consagrando-se campeão da Copa União! Enquanto isso.. O Sport vence o Guarani por 2x0 (o mesmo placar do primeiro jogo vencido pelo Guarani), depois da prorrogação terminada em 0x0. Os dois clubes partiram para a decisão por pênaltis. Acabou em 11 a 11. Ninguém viu que os presidentes do Sport, Homero Lacerda, e do Guarani, Leonel Martins de Oliveira, entraram em campo e acordaram em dividir o título. A zona se instaurou de vez e, na hora de organizar o tal quadrangular bizarro, a própria CBF se embananou: quem é o vice do módulo amarelo, se Sport e Guarani dividiram o título? Quem vai pegar o Flamengo, SE NÃO TEM VICE (poderiam ter chamado o vasco, mas enfim..)?

- A CND põe ponto final na conversa e declara Flamengo Campeão Brasileiro de 1987: No ano seguinte, o Conselho Arbitral é convocado e julga o caso em favor do Flamengo. Dos 15 participantes do próprio "Módulo Amarelo", todos reconheceram o título do Flamengo como legítimo, com exceção apenas de Náutico, Sport e Guarani (por motivos óbvios).As federações não tinham autonomia para dar a última palavra em questões jurídicas, em 1988 ainda vigorava a Lei 6251/1985 que firmava o CND (Conselho Nacional dos Desportos) como máxima instância esportiva da época (portanto, superior à CBF). Na quinta-feira do dia 21 de janeiro de 1988, o CND (atual STJD) votou em reunião extraordinária através de seu relator Álvaro Melo Filho e sobre a presidência do vascaíno Profº Manoel Tubino (já falecido)[18] com decisão unânime, que o Flamengo era campeão, legitimando assim o Flamengo como campeão do Campeonato Brasileiro de 87.

Enfim, o que vocês acham? deixem suas opiniões!

quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

Super Rodada de futebol ontem quarta feira.


Saudações Rubro Negras,

Ontem, quarta-feira, tivemos diversos jogos pelos estaduais e também pela pré-libertadores. Mas o principal mesmo ficou por conta da estréia de Ronaldinho Gaucho pelo Flamengo, e os outros desctaques são: A eliminação do Timão na pré-libertadores, Cai o 1º 100% do Cariocão o Botafogo, e o Imortal Grêmio se classifica para a 1ª fase da Libertadores, Santos empata já o Palmeiras vence e é lider do Paulistão.

Vamos começar falando sobre a estréia do Gaucho no Mengão. Não foi melhor do que eu imaginava, mas foi melhor do que eu esperava. Como assim? Por se tratar de um dos melhores jogadores do mundo, sempre é criado uma ilusão de que a qualquer momento ele vai fazer uma jogada fantástica, mas voltando para o mundo real todos nós sabemos que o R10 está a algum tempo sem jogar, e ficou um periodo parado na época da contratação e ainda tem que se readaptar ao futebol brasileiro. A torcida fez a sua festa lotando o Engenhão, com direito a um belo mosaico dando as boas vindas ao Ronaldinho, mas em campo tinha um adversário estava muito organizado e marcava bem, mesmo assim considero a estréia do R10 como boa, vimos alguns toques requintados, uns 2 bons lançamentos e principalmente amigos muita vontade, vontade essa que as vezes até exagerada quando deu 2 entradas fortes no adversário. Quem roubou a cena novamente foi o atacante Wanderley que entrou mais uma vez no segundo tempo e melhorou muito o rendimento do time, foi coroado com mais um gol, mostrando mais uma vez o seu faro de gol, alcançando a marca de 4 gols no campeonato. Destaco ainda as atuações do Leo Moura (na minha opinião o melhor em campo, principalmente pelo seu segundo tempo ), e também destaco o Willians que teve uma boa atuação e só precisa melhorar o passe. Hoje eu me recuso a falar de Deivid. Com esse time podemos dizer que o Fla vai brigar muito em todos os campeonato que vai disputar, pois ontem o time ainda não estava entrosado, mas quando o time entrosar, acho que vai ser se não o melhor do Brasil, mas um dos melhores.

- O Gaucho vai conseguir ser o craque, quando foi eleito 2 vezes melhor do mundo?
- O Wanderley merece ou não ser titular?
- O Fla com esse time tem condições de ganhar o Brasileirão ou a Copa do Brasil?

O Botafogo, que empatou com o Bangu e perdeu os seus 100% de aproveitamento, por irônia do destino o Bota empatou novamente com o Bangu e deixou de ser 100%, no ano passado acabou empatando de 2 x 2 com o Bangu quando também tinha 100%. Destaque para o goleiro Jeferson e Loco Abreu. O goleiro fez diversas defesas principalmente no 1º tempo e ainda pegou um penalty, já o mais 'Loco' dos alve-negros, deixou mas uma vez a sua marca de penalty, fazendo o seu quinto gol no campeonato se juntando ao grupo da artilharia. O Botafogo continua liderando o seu grupo, pelo menos até hoje quando o Fluminense entra em campo contra o Duque de Caxias.
- Será que o Bota vai perder a liderança hoje?
- O 'El Loco' vai conseguir se manter na artilharia até o final do campeonato?

Santos empatou com a Ponte Preta por 2 x 2 e deixou escapar a liderança para o Palmeiras, que venceu pelo placar de 1 x 0 o Mirassol. Apesar do empate o atante Maycon Leite e o meia Elano dexaram o seu e continuam na artilharia.
- O Palmeiras vai conseguir se manter na ponta do campeonato até quando?

O imortal Grêmio levou um susto no começo, saindo atrás do marcador, mas conseguiu virar, com 1 gol de André Lima e dois de Vínicius Pacheco. André Lima apesar de ter marcado 1 gol, perdeu o gol mas feito da sua vida e entrou para o seleto grupo dos 'Inacreditáveis Futebol Clube', já o Pacheco (ex Rubro Negro) que entrou depois do Gol do Liverpol, em sua 2 partida pelo clube começa a ganhar espaço no clube, e o seu segundo gol foi um golaço.
- O Grêmio vai chegar longe na libertadores?
- Vinicius Pacheco, merece uma vaga de titular?



E o Corinthians amigo, enquanto escrevia o texto acima fiquei pensando o que ia falar do timão, que mais uma vez foi eliminado da libertadores, deixando mais uma vez uma grande ferida em sua imensa torcida. O timão perdeu de 2 x 0 e foi o 1º brasileiro a ser eliminado em uma pré-libertadores, mais uma decepção para o seus torcedores na liberta, que agora vão ter que aguentar a zoação dos santistas, sãopaulinos e palmeirense, que imagino eu devem ter feito a maior festa ontem depois do jogo. O timão que apostava todas as suas fixas na Libertadores vai ter que voltar agora sua cabeça somente para o Paulistão (campeonato no qual não está bem das pernas), pois está fora da copa do Brasil.
- O Corinthians vai algum dia ganhar 1 libertadores?
- O timão vai dar a volta por cima e levar o Paulistão?
É esta quarta-feira foi quente!!!

Façam seus comentários.

SRN

quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

O QUE ESPERAR NA ESTRÉIA DE RONALDINHO



Depois de 13 anos como jogador profissional, Ronaldinho, segundo ele mesmo, ainda sente o mesmo frio na barriga que sentiu ao estreiar como profissional no jogo contra o Serrano em janeiro 1998.

- Mesmo depois de muitos anos não muda muito. Cada estreia tem aquela agonia para começar logo o jogo.

Mas com esse frio na barriga e toda a expectativa criada pela midia brasileira e refletida nos torcedores rubro-negros, o que podemos esperar de mais uma estréia de Ronaldinho? Para isso vale conferir como foram as estreias de Ronaldinho em sua carreira:

ESTRÉIA PELO GRÊMIO (1998)

Apontado como maior revelação das categorias de base do Grêmio desde Renato Gaúcho, Ronaldinho apareceu em um amistoso contra o Serrano, em janeiro de 1998: vitória gremista por 2 a 0. Ronaldinho teve boa atuação. O primeiro gol saiu no jogo seguinte, contra o Ortopé. A estreia em competições oficiais foi logo na Libertadores da América, na vitória sobre o Vasco, por 1 a 0, em março.


ESTRÉIA PELA SELEÇÃO BRASILEIRA (1999)

Convocado para a Copa América, Ronaldinho Gaúcho atuou durante os 90 minutos do último amistoso contra a Letônia (vencido pelo Brasil por 3 x 0) antes da competição, em 1999. Ele deu uma assistência e quase fez um golaço de fora da área. "Nem parecia ser a estreia do Ronaldinho pela Seleção. Ele estava muito tranquilo, até porque passava por um ótimo momento no Grêmio." Comentou o zagueiro Odvan na época.


ESTRÉIA PELO PSG (2001)

Em 2001, após ficar quase um mês sem jogar, devido a uma disputa na Fifa para conseguir a liberação do Grêmio, Ronaldinho estreou na sétima rodada do Francês com a camisa do PSG. "Apesar de ser mais novo, acho que Ronaldinho era mais experiente do que eu. Quando chegou a hora de jogar, não teve nervosismo algum. Ele entrou e já mostrou aquela alegria dele, que motiva e encanta a todos que jogam ao lado dele" - Comentou Aluizio, que foi substituito por Ronaldinho no jogo.


ESTRÉIA PELO BARCELONA (2003)

A estreia oficial foi na rodada de abertura do Campeonato Espanhol de 2003. Antes, o craque vestiu a camisa do Barça em amistoso contra o Milan, nos Estados Unidos. Na partida, marcou pela primeira vez. O primeiro gol em jogos oficiais, considerado um dos mais bonitos da carreira dele, aconteceu na segunda rodada do Espanhol, contra o Sevilla, no Camp Nou.


ESTRÉIA PELO MILAN (2008)

Embora o Milan tenha saido derrotado dessa partida, Ronaldinho deixou boa impressão no San Siro na estreia, na primeira rodada do Italiano. Ele fez jogadas de efeito e deu passe para o gol de Inzaghi.

ESTRÉIA PELO FLAMENGO (2011)

Ronaldinho marca incríveis 4 gols, dá um nó na zaga do Nova Iguaçú, bate escanteio e corre para cabecear, defende Penalti, dá cartão vermelho pro juiz, substitui o técnico wanderlei e ainda afirma: esse jogo foi monótono... (heheh sonhar não custa nada...)

terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

O Campeonato estadual está começando a esquentar.

Bom dia a todos,

Ao término da  4ª rodada do cariocão, os 4 times grandes do Rio continuam 100%, o Vasco também está, só que é 100% negativo, pois ainda não conquistou nenhuma vitória.


Pelo grupo B o Fluminense bateu o cabofriense por 4 x 2, o Fluminense que saiu na frente e levou um suto com a virada, mostrou por que é o atual campeão brasileiro, e não deixou barato revirando o jogo para 4 x 2. Destaque para Fred que é o artilheiro do campeonato com os seus 2 gols que fez nesse jogo alcançou a marca de 5 gols em 4 jogos uma excelente média, destaque também para os 2 dribles lindo que o mesmo zagueiro do flu (André Luiz) levou, um drible da vaca, e um outro drible desconcertante de letra (esses dribles é que fazem o futebol valer a pena). Apesar desse 2 dribles no primeiro tempo o mesmo André se redimiu marcando o seu gol.
Ainda no grupo B um dia antes no sábado o Botafogo bateu o olária de 3 x 1 com destaque para o Loco Abreu que fez 2 gols sendo 1 deles 1 golaço de cobertura, deixando a sua marca a bela cavadinha apesar de não ter sido de penalty, conquistando cada vez mas a fama de artilheiro e conquistando também principalmente o coração dos botafoguenses, ele que já é um dos maiores ídolos do Botafogo nestes últimos anos.


Já pelo grupo A o Fla ganhou o seu arqui-rival Vasco de 2 x 1. No primeiro tempo o Flamengo foi muito superior abrindo vantagem de 2 a 0, destaque para Thiago 'branca de' Neves que aos poucos vem conquistando o seu espaço no time e com a torcida Rubro Negra (mas ainda tem muito que jogar para deixar a fama de pó de arroz). O meia atacante teve uma boa movimentação no primeiro tempo, e antes de marcar o seu belo gol com a camisa do Fla, ele fez uma bela jogada pela direita driblando um jogador e quase marcando um belo gol. Um pouco depois desse lance o meia foi premiado com um primoroso lançamento do Renato Abreu que deixou ele cara a cara com o Braz que deu um chapeuzinho no goleiro (convenhamos que ele tentou encobrir o goleiro e não dar esse lençol ou chapeu, o que não tirou o brilho do seu belo gol) e concluiu a gol marcando o seu primeiro com a camisa do Fla, um lindo gol. Não poderia deixar de falar também do Deivid, que está sendo muito criticado pela torcida (inclusive por mim) que marcou mas 1 gol com pelo Flamengo, apesar de não ter jogado lá essas coisas demonstra alguns sinais de melhora.


O Flamengo continuou dominando no ínicio do 2º tempo e a torcida vascaína já deixava o Engenhão, até que numa falha do goleiro, e do zagueiro do Mengão o vasco conseguiu marcar o seu 1º gol no jogo, empolgado com o gol o Vasco partiu pra cima do Mengo, e quase conseguiu o empate, o Flamengo também teve algumas outras oportunidades. A torcida do Vasco parece que gostou do que viu, mesmo perdendo o jogo, gostou de ver a reação do seu time após o gol.
Resumindo tudo, o Flamengo espera para ver quem vai ser seu adversário, que deverá sair do confronto do clássico de Fluminense x Botafogo. O flu ou o bota, vão pegar um time pequeno, pois o vasco com a derroto confirmou a sua eliminação da taça guanabara.

Thiago Neves comemorando seu 1º gol com a camisa do Fla

O que acharam da rodada?

Comentem.

SRN

segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Vasco sofre com a estréia de Thiago Neves




Mesmo tendo jogado porém não estreiado contra o Americano, Thiago Neves mostrou sua qualidade e competência fazendo um bom jogo, com disposição, bom toque de bola, finalizações e sendo coroado com um golaço (que até agora foi o mais bonito do campeonato).



Alguns dias antes do jogo contra o vasco, o meia já tinha afirmado que ainda faltava cerca de 4 jogos para estar 100% em forma, tudo leva a crer que o jogador fará uma excelente temporada esse ano! Embora seja cedo para afirmar, acredito que futuramente tn e r10 terão grandes chances de ser os meias da seleção brasileira, caso continue nesse ritmo (Vale lembrar que esse ano tem Copa América e, tradicionalmente, a europa é relutante em liberar seus jogadores abrindo caminho para os 'pratas da casa')

Óbvio que não devemos descartar outros destaques desse início de temporada como o Elano do Santos. Será que o fim está próximo para os jogadores 'estrangeiros' na seleção brasileira? deixe sua opinião!.