sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

OS MAIORES CRAQUES DO FLAMENGO: LEONIDAS DA SILVA



Saudações Rubro Negras! A partir de hoje vamos começar uma série que homenageará os maiores jogadores da história do nosso mais querido: OS MAIORES CRAQUES DO FLAMENGO. Vamos homenagear não somente goleadores, mas os caras que fizeram a diferença e honraram o manto rubro negro. Para começar vamos começara pelo imortal Diamante Negro.

Ha 70 anos atrás o então inexepressivo e zoado time do São Paulo contratava um jogador de basquete (isso mesmo, basquete) do time de futebol do flamengo com uma badalação igual (ou maior) do que a contratação de Ronaldinho Gaucho feita pelo Flamengo no ano de 2011: O diamânte negro, o homem borracaha, aquele que para muitos era melhor que pelé (sem paradoxos como a comparação com obina), Leonidas da Silva!

Como?



Ele merece que eu conte a história do início... Em 1922, com a morte do pai, Leônidas foi adotado pelos patrões de sua mãe. Seu pai adotivo montou um bar perto do campo do São Cristóvão, onde o menino Leônidas, que adorava brincar com as pelotas do pai, tentou e conseguiu jogar nas categorias de base. Não demorou muito para um grande clube descobrisse seu precoce talento e, aos 17 anos, foi contratado pelo Sírio Libanês.

Em 1931, depois de se sagrar campeão do Campeonato da Liga Brasileira (agora pelo Sul América F.C) e ser convocado pela primeira vez para a Seleção Brasileira (onde estreou já metendo dois gols); o Bonsucesso F.C contratou o jogador que atuou, também, como jogador do time de basquete onde, inclusive, ajudou o clube a conquistar um campeonato! Naquela época era comum um atleta acumular funções em outras categorias esportivas (por exemplo, em 1930, Preguinho, o primeiro jogador a marcar gol e o primeiro artilheiro pelo brasil em copas do mundo, além de ser jogador de futebol praticava natação, vôlei e atletismo).

Leonidas Fecha com o certo


Como se fosse pouco, em 1935 mudou novamente de clube, indo atuar no Botafogo, onde conquistou o bi-campeonato carioca, e no ano seguinte o Flamengo teve a idéia de ter no seu elenco os três melhores e mais populares jogadores brasileiros: Fausto, Domingos da Guia e Leônidas da Silva. Então Leônidas se transferiu para o Flamengo, sendo campeão estadual em 1939, e com isso ele conseguiu conquistar o título carioca por 3 equipes diferentes. No Flamengo consolidou sua imagem como ídolo nacional, tendo ajudado em muito o clube a se tornar o mais popular do Brasil e ajudou a combater o preconceito, sendo um dos primeiros jogadores negros a jogar pelo clube.



Antes, em 1938, foi artilheiro da Copa do Mundo com oito gols, e alcançou o feito de ter sido o primeiro jogador a marcar quatro gols numa mesma partida de Copa do Mundo, contra a Polônia, sendo um deles o histórico gol com o pé descalço, que aconteceu porque a sua chuteira havia rasgado e como não havia chuteira reserva na época, Leônidas jogou-a na lateral do campo para o costureiro arruma-la e continuou jogando. Quando o ponta-esquerda Hércules cobrou uma falta perto da área e a bola sobrou para ele, Leônidas não teve dúvidas, encheu o pé (descalço) e marcou o histórico gol para o Brasil. Considerado o maior craque brasileiro, em 1941 Leônidas passou dez meses preso no quartel do Realengo, com a descoberta de uma falsificação em seu certificado de alistamento militar (eita mardita fama rubro-negra).

O inexpressivo São Paulo contrata o Jogador a peso de ouro


Em 1942 transferiu-se para o São Paulo no que foi durante muito tempo a contratação mais cara do futebol brasileiro. Sua chegada à cidade fez com que mais de 10 mil pessoas fossem recepiciona-lo na estação de trêm da Luz (ok,ok na do Ronaldinho Gaúcho foram 20 mil, porém, não era um estação de trem era a gávea com convocação da torcida pela presidenta e ainda contou Dudu Nobre, Diogo Nogueira, Ivo Meirelles, bateria da Mangueira e waleska popozuda!), e seu jogo de estréia contou com torcedores de todas as equipes e acabou registrando o maior publico da história do Pacaembu, mais de 60 mil pessoas foram ver o Diamante Negro jogar sua primeira pertida pelo tricolor.

Na época diziam que para saber quem seria o campeão paulista bastava jogar uma moeda pra cima, se ela caisse e desse cara o Corinthians era o campeão, se desse coroa o Palmeiras, falavam que o São Paulo seria o campeão se a moeda parasse de pé. Porém entre 1942 e 1950 período em que Leônidas jogou pelo clube, a moeda parou de pé, e por cinco anos. Leônidas foi o maior responsável por tornar o São Paulo um clube grande. Disputou oito campeonatos paulistas e foi cinco vezes Campeão (43, 45, 46, 48, 49), tornado-se um dos maiores ídolos da história do São Paulo, sendo homenageado no museu do clube com uma réplica de uma bicicleta que ele executou.

Alguns acham que isso ainda é pouco, já que Leônidas foi um dos maiores ídolos do Brasil, até o aparecimento de Pelé, no final dos anos 50. Alguns consideram Leônidas melhor que Pelé, porém é algo que ficará incerto, visto que os jogos ainda não eram televisionados na época em que Leônidas atuava como jogador.

Leônidas da Silva anunciou sua aposentadoria como jogador em 1949, selando uma histórica desavença com o técnico da seleção brasileira, Flavio Costa, que o cortou da seleção brasileira.

Depois de abandonar os gramados, em 1951, ainda continuou ligado ao esporte. Foi dirigente do São Paulo, logo depois virou comentarista esportivo, sendo considerado por muito um comentarista direto, duro e polêmico. Provando que sabe mesmo tudo de bola, chegou a ganhar sete Troféus Roquette Pinto. Sua carreira de radialista teve que ser interrompida em 1974 devido a doença do Mal de Alzheimer.


O INVENTOR DA BIKE



Leônidas recebeu o crédito por ter inventado a "bicicleta". Ele mesmo se autoproclamava o inventor da plástica jogada. Alguns afirmam ter sido criada por um outro jogador brasileiro, Petronilho de Brito, e que Leônidas apenas a teria aperfeiçoado.

A primeira vez que Leônidas executou essa jogada foi em 24 de abril de 1932, em uma partida entre "Bonsucesso" e "Carioca", com vitória do Bonsucesso por 5 X 2. Já pelo Flamengo, realizou a jogada somente uma vez, em 1939 contra o Independiente, da Argentina, que ficou muito famosa na época.

Pelo São Paulo ele realizou a jogada em duas oportunidades, a primeira em 14 de junho de 1942, contra o Palestra Itália, na derrota por 2 x 1. E a mais famosa de todas, em 13 de novembro de 1948, contra o Juventus, na goleada por 8 X 0. A jogada ficou imortalizada pela mais famosa foto do jogador.

Na Copa do Mundo de 1938 ele também realizou a jogada, para espanto dos torcedores, e o gol foi anulado pelo juiz que desconhecia a técnica.



Fontes:
http://www.flamengo.com.br/flapedia/
http://www.netsaber.com.br/biografias/ver_biografia_c_1049.html
http://sfsites.blogspot.com/2009/03/leonidas-da-silva-biografia.html
http://pt.wikipedia.org


SRN!

quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

1º jogo do Mengão Oficial 2011 - Flamengo x Volta Redonda : Primeiras impressão

Bom dia a todos,




Flamengo fez a sua estréia no campeonato carioca de 2011 contra o Voltaço ( o time da cidade do aço ) e venceu por 2 x 0. Na sua primeira partida oficial de 2011 o time jogou razoavelmente bem para vencer.



O time contava com diversos jogadores novos em relação ao ano passado, mudanças que passa pelo goleiro lateral meio campo e ataque. E também contava com 2 torcedores ilustres na arquibancada, nada mais nada menos que Ronaldinho Gaucho ( Ronaldinho Flamengo é Flamengo ) e Thiago 'Branca de' Neves ( este para mim ainda tem que jogar muita bola para perder a fama de pó de arroz, apesar de se dizer flamenguista ).

Os estreiantes eram:

  • O goleiro Felipe que teve uma estréia muito boa na minha opinião principalmente pelas 2 excelentes defesas seguidas que fez no segundo tempo, e uma no primeiro tempo.
  • O lateral Egídio, na minha opinião teve uma atuação discreta.
  • O meia marquinhos que entrou muito bem no segundo tempo dando mais movimentação ao time, correu muito.
  • O meia atacante Vander que na minha opinião foi o melhor em campo principalmente pelo que fez no primeiro tempo, além do seu gol marcado ( ou contra do zagueiro do Volta ) ele dá muita movimentação ao time e parte para cima dos zagueiros. Acho que foi uma das melhores contratações do Flamengo para 2011, é uma grata surpresa.
  • O atacante wanderley que marcou mais uma vez e está mostrando o seu faro de gol.
O Flamengo continua precisando de um zagueiro mais experiente, para atuar ao lado do zagueiro David, e um lateral esquerdo, mas vamos dar uma chance ao Egídio.

O destaque negativo ficou por conta do atacante David, que mais uma vez demonstra a sua inoperância, ineficácia ... está dificil aguentar ele no ataque, espero que ainda desponte no ano 2011 ( apesar de eu achar um pouco difícil isso acontecer ).

Flamengo 2010 x 2011

O time ainda tem muito o que melhorar, apesar do time estar muito mas leve, e ainda resta esperar a estréia das 2 estrelas do Fla, o Gaucho e o Thiago Neves que demonstraram um introsomente muito grande fora de campo, espero que mostrem o mesmo com a bola no pé.


Ficha Técnica do Jogo

FLAMENGO 2 x 0 VOLTA REDONDA

Local: Estádio Engenhão

Público: 6.881 pagantes (7.804 presentes).

Renda: R$ 137.170,00

Árbitro: Pathrice Maia, auxiliado por Rodrigo Pereira Joia e Silbert Faria.

Gols: Vander, aos 41 do 1º tempo e Wanderley, aos 15 do 2 º tempo.

FLAMENGO: Felipe; Léo Moura, Wellinton, David Braz e Egídio; Fernando, Willians, Fierro (Marquinhos) e Renato; Vander e Deivid (Wanderley). Técnico: Vanderlei Luxemburgo

VOLTA REDONDA: Mauro Mestriner, Thiago Maciel, Ávalos, Fernando Lombardi e Fabinho; Jonilson, Radamés (Adanis),  Leandrinho e Lopes (Gláuber); Jean e Tássio (Gilmar). Técnico: Márcio Bitencourt

Até o próximo post,

SRN

terça-feira, 18 de janeiro de 2011

CAMPEONATO CARIOCA 2011: RUMO AO PRIMEIRO TITULO DO ANO



Nessa quarta-feira, dia 19/01, começará o 110º Campeonato Carioca de Futebol, este que promete ser um dos melhores e mais assistido dos ultimos anos. Mais assistido porque os olhos do mundo estarão voltados para o Rio de Janeiro por 2 'pequenos' motivos: o campeonato contará com os 2 últimos campeões brasileiro e principalmente, pprque ele, o dentuço mais popular do brasil e 2 vezes o melhor jogador do planeta estará jogando no maior do universo. Sim ele mesmo, o jogado mais comentado do mês Ronaldinho Gaucho (sobrenome que os gauchos cornoalegrenses querem retirar, por mim podem chamar ele de 'Ronaldinho Flamengo é Flamengo'). Além de ser uma atração a parte, com certeza os outros times já no auge da dor de cotovelo irão partir pra cima para não ficarem esquecidos: todos estarão contra Ronaldinho Gaucho, só de raiva.



Voltando a falar do Estadual, campeonato que é disputado desde 1906 e cujo único pentatri é o mengão (que também é o único time grande no campeonato...hehe) contará com algumas novidades este ano: O arbitro assistente que fica atrás do gol, que ano passado atuou mais como poste do que árbitro, finalmente poderá interferir no jogo e poderá comunicar a 'otoridade' caso a besta não tenha visto alguma irregularidade. Outra novidade, é que esse ano o maracanã ficará fechado para obras, vamos ter que aturar o vazião do faisca com seus gramados ruins e paredes de isopô.

O Flamengo é o time que mais ganhou estaduais (31) seguido do Florminense (30) e do Vice da Gama (22), também é o único que teve a competência de ser pentatri e já foi 3 vezes campeão invicto. Embora a presidenta prometa mais reforços, a principio, o flamengo atuará com o seguinte elenco (segundo site oficial do flamengo):

GOLEIROS:
Felipe
Paulo Victor
Damião Vinícius

ZAGUEIROS:
David Braz
Jean
Ronaldo Angelim
Weliton

LATERAIS DIREITO:
Leonardo Moura
Rafael Galhardo

LATERAIS ESQUERDO:
Egidio
Rodrigo Alvim

VOLANTES:
Maldonado
Fernando
João Vitor
Willians

Armadores:
Renato Abreu
Dario Bottinelli
Marquinhos
Thiago Neves
Vander

Atacantes:
Deivid
Diego Mauricio
Negueba
Romario
Ronaldinho Gaucho
Wanderley

Técnico:
Wanderley Luxemburgo


O interessante é que no site oficial, não colocaram o competente garoto Muralha no elenco e colocaram Ronaldinho Gaucho como atacante! A estreia do time no Campeonato Carioca de 2011 será contra o Volta Redonda. A partida acontece na próxima quarta-feira, às 21h50m (de Brasília), no Engenhão. A última partida entre eles terminou em 3x1 para o mengão com gols de Bruno Menzega (2) e Petkovic.

segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

ANO DE 2011 PARA O FLAMENGO

Boa tarde,



Este é o meu primeiro post no blog do Flamengo, e estou convidando a todo o rubro-negro a participar deste blog, com seus comentários e post também, é isso mesmo venha participar e postar tudo que quiser sobre o Flamengo.

Espero que nesse ano o time do mengão dê muitas alegrias a sua imensa torcida a maior do mundo...


A maior torcida do mundo!!!


Vou falar um pouquinho das espequitativas que eu tenho para este ano de 2011. Bom ano passado foi um ano negro, e não rubro-negro para o Fla, e espero muito que este ano as coisas mudem. Bom os ventos já começaram a mudar com a contratação dos meias Ronaldinho Gaucho, e Thiago 'Branca de' Neve, parece que o Mengão está construindo um belo elenco para o ano de 2011, vamos ver se levamos o Brasileirão ou pelo menos consigamos uma vaga na Liberta, pois o cariocão é nosso com certeza ( O Flamengo não fica mais de um ano sem ganhar 1 carioca ).



Espero que gostem deste Blog Rubro-Negro.

SRN

Carlos.