domingo, 20 de abril de 2014

Começa o Campeonato Brasileiro e suas previsões.









No ano passado, poucos dias antes de começar o Brasileirão, escrevi uma coluna tentando prever qual seria o desempenho dos principais clubes brasileiros no campeonato de 2013. O resultado não foi nenhum fenômeno, mas também não foi dos piores.

Previ, por exemplo, a queda do Vasco para a Segundona. E coloquei o Flamengo disputando a Libertadores. Tudo bem que o Mengão só conquistou a vaga por conta da Copa do Brasil, mas isso a gente finge que não lembra. Foram várias previsões equivocadas: Fluminense e Corinthians disputando título e Cruzeiro fora da Libertadores.

Mesmo errando, não tenho vergonha alguma de repetir o meu lado “Pai Felipe de Ogum” e arriscar os palpites do Brasileirão 2014. Vamos a eles:

Favoritos ao título: Cruzeiro e Internacional. O Cruzeiro manteve o elenco que deu certo em 2013 e já vislumbra um ano muito positivo em 2014. Como o Brasileirão é marcado por ser muito longo, um time com peças de reposição e que apresente regularidade, sai na frente. Já o Inter, conseguiu se encaixar muito bem com Abel Braga. Não tomou conhecimento do rival Grêmio no Gauchão e é, sim, candidato ao título. Contra ele, a fama de sempre fazer times fortes que decepcionam no fim da temporada.

Disputa pelas vagas da Libertadores: Grêmio, São Paulo, Flamengo, Atlético Mineiro e Corinthians. O Grêmio tem ao seu lado a Arena e um time muito bem armado pelo Enderson Moreira. Mas não chega no título. O São Paulo, depois de passar 2013 como coadjuvante, volta a fazer uma graça. O time está melhor montado e o fato de não ter os holofotes pra si pode ajudar. O Mengão é o Mengão. Já acredito em uma campanha bem melhor em 2014. O elenco do Flamengo está mais forte que em 2013, apesar do time titular ter perdido o Elias. Acho que podemos beliscar uma Libertadores, mas o fato de se jogar alguns jogos que possuímos mando, fora do Rio, pode nos afastar desse objetivo. O Atlético Mineiro tem um time bem montado, mas caiu de produção em 2014. Deve lutar pela vaga na competição internacional, mas já viveu dias melhores. Por fim, nesse grupo, o Corinthians, que reformulou seu elenco, conseguiu se livrar de algumas malas que estavam por lá e contratou Elias. Corre por fora por uma vaga na Libertadores.

Ficam no meio da tabela: Fluminense, Palmeiras, Santos. O Fluminense tem bons jogadores mas não consegue renovar seu elenco. Há quanto tempo que os destaques do Flu são Fred, Jean e Conca? A briga entre o patrocinador e o clube, além do péssimo setor defensivo, impedem, na minha opinião, o Tricolor de sonhar alto na temporada. O Palmeiras se reestruturou na série B em 2013, mas ainda não vejo força para chegar longe no Brasileirão. Bruno César foi uma ótima contratação, mas Valdívia continua por lá. Não chega muito longe. O Santos gastou muito e contratou mal. Leandro Damião é o maior exemplo. Pelo nome, tira a vaga de um dos garotos que costumam brilhar. E assim acontece em outras posições. Prevejo pouco sucesso.

Por fim, o Botafogo: Com crise de salários, a chegada de um “craque” problemático e caro pode trazer a derrocada ao alvinegro. A sorte deles é o Jeferson, em grande fase. Mas tem coisas que só acontecem ao Botafogo e prevejo uma luta intensa para não ficar nas últimas posições.

Só ia falar da série A, mas como nosso rival Vasco está na série B, me arrisco a dizer que o time de São Januário volta em 2015, através da conquista do vice-campeonato da segundona em 2014!

A verdade, leitores, é que quando me arrisco falando o que pode acontecer com cada clube, estou aberto a saravaidas de críticas e às famosas cobranças no fim do ano. Mas é isso que torna o futebol mais interessante, não é mesmo? Quem sabe eu não erro sobre o Flamengo e o time conquista o Hepta?

Fonte: Falando de Flamengo


SRN

Fonte: http://www.noticiasfla.com.br/2014/04/Comeca-Campeonato-brasileiro-suas-previsoes.html

0 comentários:

Postar um comentário