terça-feira, 1 de abril de 2014

Arnaldo condena agarra-agarra e diz que árbitros devem punir.









Em todo jogo do futebol brasileiro é sempre a mesma polêmica: o agarra-agarra dentro da área gera um debate sem fim. Mas como acabar com a prática? O ex-árbitro e comentarista Arnaldo Cezar Coelho afirmou no “Bem, Amigos!” que a solução está prevista na regra do esporte, e que basta aos árbitros em campo a utilizarem. No clássico carioca de domingo, em que o Vasco garantiu vaga na decisão após vencer o Fluminense por 1 a 0, não faltaram lances desse tipo, e Arnaldo destaca que a punição prevista é mostrar o cartão amarelo aos envolvidos.

No Maracanã, o agarra-agarra pôde ser visto em um lance entre o atacante tricolor Fred e o zagueiro vascaíno Rodrigo. O camisa 9 chegou a colocar a bola para dentro, mas foi marcado corretamente o impedimento. No mesmo jogo, desta vez na área do Fluminense, o zagueiro Gum puxou a camisa do atacante Edmílson, mas também foi puxado pelo vascaíno.

- A Regra 12 diz que é proibido segurar o adversário, se segurar é tiro livre direto. Mas tem também na mesma Regra 12, e que pouca gente sabe, que pode "advertir o jogador com cartão amarelo que continuar a segurar o adversário antes de a bola ser colocada em jogo". Isto é, há uma falta na lateral da área e o juiz já avisa que não quer agarramento, porque já estão se agarrando, mas não é para advertir de forma verbal, a regra é clara, ela diz que é para advertir com cartão amarelo, mesmo que a bola já esteja parada. Se isso acontecer vai acabar com o vício do futebol brasileiro. Nós estamos diante de uma Copa do Mundo, vamos começar o Campeonato Brasileiro no dia 20, e se os árbitros não tiverem essa instrução da CBF, esse vício vai piorar - ressaltou.

No Paulistão, o Santos eliminou a Penapolense nas semifinais, com uma vitória por 3 a 2, e os puxões de camisa também estiveram presentes. O santista Deivid Braz agarrou dentro da área o zagueiro adversário Gualberto e o árbitro deu o pênalti. O árbitro lembra que na Copa que começa em junho, no Brasil, todos os lances são analisado e os árbitros são chamados a atenção.

- Na Copa do Mundo todos os jogos são gravados, e no dia seguinte do jogo os árbitros se reúnem com a comissão de arbitragem - destacou Arnaldo.

E se o assunto era arbitragem no “Bem, Amigos!”, um lance curioso virou a “Pegadinha do Arnaldo”. No jogo entre CSA e Sport, no dia 25 de fevereiro, pela Copa do Nordeste, o time alagoano chegou à vitória com um gol em cobrança de falta batida por Daniel Costa, por baixo da barreira. O Leão, depois do aprendizado, viu um lance semelhante acontecer no clássico com o Santa Cruz, no dia 26 de março, pelo Pernambucano, e mandou um jogador ficar deitado atrás da barreira, evitando a bola por baixo. A questão: é legal?

- Nada proíbe, e se a regra não proíbe e não vê nada antidesportivo, é legal - afirmou Arnaldo Cezar Coelho.

Fonte: SporTV


SRN

Fonte: http://www.noticiasfla.com.br/2014/04/Arnaldo-condena-agarra-agarra-diz-arbitros-devem-punir.html

0 comentários:

Postar um comentário