sábado, 6 de dezembro de 2014

Que o clube saia vitorioso.









Fala-se que a diretoria atual “ignora o passado do Flamengo”, criticando a tudo e a todos e avocando para si conquistas de outras administrações.

Isso não é verdade.

A crítica que a diretoria atual dirige tem destinatário certo e todos sabemos disso, embora alguns se façam de tolos e busquem incluir no bolo dirigentes e gestões que, tal como a atual, encontraram um clube esfacelado e tiveram de começar o trabalho praticamente do zero.

Não é à toa que ex-presidentes do Flamengo já anunciaram de público seu voto na Chapa Azul, a FladeTodos.

Há, ainda, quem acuse a atual gestão de “ser pouco transparente no uso dos recursos do clube”.

Bem, evidentemente, isso é apenas e tão somente uma piada, um escárnio, um sofisma, recurso típico daqueles que, sem qualquer possibilidade de debater seriamente, com propostas e fatos, as questões do Flamengo, valem-se de mentiras e de argumentos puramente ficcionais.

Desde que a administração de Eduardo Bandeira de Mello assumiu a direção, o Flamengo passou a publicar em seu site todas as informações relacionadas ao balanço do clube, medida que não me recordo ter sido adotada anteriormente. Se tem algo que se possa elogiar no Flamengo, hoje, é exatamente a transparência no manuseio do patrimônio do clube.

Agora, apenas para fins de cotejo, faço uma singela pergunta: como eram publicadas e aprovadas as contas do Flamengo na gestão que antecedeu a atual? Havia idêntica transparência? Os balanços eram publicados pormenorizadamente, com esmero e cuidado, como se faz hoje? E a aprovação das contas, era feita às claras, respeitando-se as regras procedimentais, os prazos e os interesses maiores do clube? A resposta já diz tudo sobre uns e outros.

Outro ponto a destacar é a crítica feita por alguns de que “o Flamengo é um clube de futebol, não uma sociedade empresária, e que, por isso, antes de pensar em lucro, tem de objetivar craques e títulos.” Afirmam, ainda, que “craque se paga, pois gera receita para o clube.”

Ora, então o Flamengo, de 1995 para cá, deveria ter se tornado um dos clubes mais ricos do mundo, pois tivemos, nesse período, Romário, Edmundo, Sávio, Bebeto, Zé Roberto, Alex, Denílson, Gamarra, Petkovic, Edílson, Thiago Neves, Ronaldinho Gaúcho, dentre outros.

Eles, quase todos craques, por um acaso “se pagaram”? As dívidas milionárias que asfixiam o orçamento do clube, derivadas da inadimplência da instituição para com o pagamento dos salários e direitos de imagens desses jogadores, seriam, portanto, simples figuras alegóricas, fruto de uma imaginação fértil?

Não, meus amigos. As dívidas existem porque, diferentemente do que se pensa, “jogador caro não se paga”. Não nos moldes em que essas contratações foram feitas.

E daí surge outra indagação: quantos títulos o Flamengo conquistou com todas essas estrelas?

Respondo: de 1993 até 2014, ou seja, em vinte e dois anos, foram duas Copas do Brasil (2006 e 2013), um Campeonato Brasileiro (2009), uma Copa dos Campeões (2001), uma Copa Mercosul (1999) e dez Campeonatos Cariocas (1996, 1999/2000/2001, 2004, 2007/2008/2009, 2011 e 2014). Sendo que, impõe-se lembrar, muitos desses títulos foram gloriosamente vencidos com equipes desprovidas de jogadores de renome.

Por pungente que seja, comparemos com o que outros times alcançaram no mesmo período. Feito o cotejo, constataremos que o Flamengo ficou muito aquém de sua capacidade.

Irmãos flamengos, falam em “craques”, em “ídolos”, e nem um Centro de Treinamento decente o nosso querido Mengo possui. Como almejar um trabalho sério, sólido, que frutifique em títulos e glórias, sem o mínimo de estrutura?

O Flamengo realmente não é uma “sociedade empresária”, onde o lucro é o objetivo precípuo, mas, como qualquer pessoa física ou jurídica, possui direitos a exercer e deveres a cumprir.

E durante muito tempo, infelizmente, as obrigações foram negligenciadas, culminando num quadro de quase insolvência.

Todas essas questões têm sofrido uma nova abordagem por parte da diretoria atual.

Nesse sentido, o resgate da credibilidade e da respeitabilidade do clube configura um êxito inquestionável e digno dos mais altos elogios. Extinguiram-se os escândalos diários, as fofocas, as intrigas e o disse-que-disse.

Afora os duzentos milhões de reais de dívidas pagos em dois anos; a reforma da principal piscina do clube (que dava um prejuízo de trinta mil reais mensais, em virtude de um vazamento, e cuja estrutura comprometida poderia causar um acidente gravíssimo), sem que o Flamengo gaste um centavo sequer; a modernização das instalações dos esportes olímpicos; a retomada em definitivo das obras do Centro de Treinamento, com término previsto para agosto de 2015; o projeto de construção de uma arena multiuso na Gávea, com extrema valorização do patrimônio do clube, restando apenas a aprovação das licenças para início das obras; a inauguração do Fla Experience; enfim, essas são apenas algumas das melhorias que a diretoria atual, em menos de dois anos, proporcionou ao Clube de Regatas do Flamengo.

...

Erros existirão? Óbvio. A bem dizer, muitos equívocos foram cometidos em 2014 no futebol do clube.

E apoiar a diretoria atual não significa ser acrítico. Ao revés, a crítica construtiva é indispensável para o engrandecimento e amadurecimento do trabalho.

Mas bem diferente de apontar erros pontuais é achar que nada presta, abrindo as portas para o retorno, totalmente prejudicial ao Flamengo, de uma época nefasta na vida do clube e do torcedor rubro-negro. 

O Flamengo vai à luta no dia 08 de dezembro de 2014. Que o clube saia vitorioso. Que a Chapa Azul vença e dê continuidade ao árduo trabalho de reconstrução do nosso amado Mengão.


Fonte: buteco do Flamengo


SRN

Fonte: http://www.noticiasfla.com.br/2014/12/que-o-clube-saia-vitorioso.html

0 comentários:

Postar um comentário