sábado, 27 de setembro de 2014

Os Clubes mais denunciados no STJD.









É comum torcedores do Corinthians reclamarem que a procuradoria do STJD tem o clube como alvo preferencial. Um levantamento do blog nos processos do tribunal demostra que essa tese é verdadeira: o alvinegro foi o time da Série A com maior número de jogadores ou pessoas da comissão técnica denunciados no Brasileiro e Copa do Brasil de 2014. É seguido, de perto, pelo Botafogo.

A questão é que os corintianos não têm muito do que reclamar em relação a punições. Das oito denúncias, apenas três geraram suspensões na primeira instância, a maior delas foi o afastamento de 180 dias para Petros em sua agressão a um árbitro. Mas o pleno do STJD reduziu a pena para 3 partidas.

Entre os que foram levados ao tribunal, estão Mano Menezes, seu auxiliar Sidnei, Fagner, Guerrero (duas vezes), Petros, Ferrugem e Renato Augusto. A maioria foi absolvida, ou levou apenas uma advertência.

No caso do Botafogo, foram sete denúncias contra jogadores, com cinco punições, entre elas, três jogos de suspensão para o atacante Emerson Sheik. O jogador vai sofrer novo processo por conta das críticas à CBF e à arbitragem na partida com o Bahia. Ou seja, haverá pelo menos um empate com o Corinthians em denunciados.

O time de Parque São Jorge também foi processado duas vezes em artigos por desordem da torcida, mas foi absolvido em ambos. O clube está ameaçado de sofrer nova ação por causa da briga de organizadas no Itaquerão.

O fato de o Corinthians sofrer poucas sanções com tantas denúncias não é uma exceção. A maioria dos processos acaba em punições brandas já na primeira instância. Dos 58 processos contra jogadores, só 25 acabaram em penas de fato, menos da metade. As outras acabaram em absolvição ou mera advertência. E há vários suspensos por um jogo, que já cumpririam com o cartão vermelho.

Houve 17 denúncias em artigos por desordem de torcedores ou inscrições de jogadores irregulares que podem gerar perdas de mando de campos, ou perdas de pontos. Nestes casos, os mais denunciados foram o Grêmio e o Flamengo, com três cada um deles. O time do Sul foi o maior prejudicado com a exclusão da Copa do Brasil. De resto, houve poucas penas de perda de mando de campo, e o Criciúma reverteu a única retirada de pontos.

A maioria dos processos terminou em absolvição, advertência ou multas. Não foram consideradas ações por atrasos de jogo ou erros na administração que geram pequenas penas pecuniárias.

Mais do que isso, o pleno do STJD, segunda instância, costuma reduzir as raras penas grandes dadas pela primeira instância. Ou seja, as denúncias colocam os jogadores do Botafogo e do Corinthians no holofote. Mas eles não sofrem muito em campo com isso.

Veja a tabela com os clubes que mais responderam aos processos no STJD:

Denúncias contra jogadores/penas - Denúncias contra o clube por desordem/penas

Corinthians – 8/3  -  2/0
Botafogo – 7/5  - 0/0
Coritiba – 5/3 – 0/0
Bahia – 5/1 – 2/2
Cruzeiro – 4/2  - 0/0
Criciúma – 4/2 – 0/0
Figueirense – 4/2 – 0/0
Santos – 4/2 – 0/0
Flamengo – 4/0  - 3/1
São Paulo – 3/2 – 1/0
Fluminense – 3/1 – 0/0
Sport – 2/1 – 1/0
Palmeiras – 2/1 – 2/2
Vitória – 1/0 -0/0
Atlético-PR – 1/0 – 0/0
Internacional – 1/0 – 1/0
Chapecoense – 0/0 – 1/0

Fonte: Blog do Rodrigo Mattos


SRN

Fonte: http://www.noticiasfla.com.br/2014/09/Os-Clubes-mais-denunciados-STJD.html

0 comentários:

Postar um comentário