domingo, 19 de outubro de 2014

As maiores rivalidades interestaduais do futebol brasileiro.









O futebol brasileiro é recheado de rivalidades estaduais, como Palmeiras e Corinthians, Grêmio e Internacional, Bahia e Vitória, Flamengo e Fluminense, assim como diversas outras.

O interessante é que, além destas, o país mantém alguns duelos que chamam a atenção ao longo da história por marcarem época e acabarem criando uma disputa entre dois clubes.

Veja aqui as maiores rivalidades interestaduais do país.

4. Palmeiras X Grêmio

Em meados da década de 90, Palmeiras e Grêmio eram a grande rivalidade interestadual do país. Com grandes equipes e disputando campeonatos importantes, como os duelos memoráveis pela Copa Libertadores da América em 1995 e 1996.

Em 95, o Grêmio de Felipão recebeu o Palmeiras pelas quartas de final da competição continental no estádio Olímpico. Naquela ocasião, o Tricolor atropelou a equipe paulista, vencendo por 5 a 0, e praticamente garantiu sua passagem para as semifinais. Porém, os gaúchos não contavam com uma partida heroica do alviverde, que venceu por 5 a 1 no jogo de volta, no Palestra Itália, e por um gol não conseguiu levar a vaga para a disputa de pênaltis.

Um ano depois, o Verdão, agora com Vanderlei Luxemburgo no comando, daria o troco eliminando a equipe gremista nas semifinais da Copa do Brasil.

Recentemente uma negociação reacendeu esta rivalidade. A ida do argentino Barcos para o Grêmio fez com que a torcida do Palmeiras se lembrasse daquela antiga rivalidade e tornou o atacante em um tipo de "Judas" aos olhos palmeirenses.

3. Santos X Botafogo

Nas décadas de 60 e 70, Botafogo e Santos eram a base da Seleção Brasileira e as equipes que disputavam os mais importantes títulos daquela época. Com as principais estrelas do momento, Pelé e Garrincha, os times faziam grandes jogos e atraíam públicos enormes aos estádios para verdadeiros espetáculos de futebol.

A grandeza destes dois clubes era tanta, que havia uma disputa para ver quem levaria mais jogadores à Seleção Brasileira. Em 1966, na Inglaterra, por exemplo, o Santos tinha Pelé, Gilmar, Lima, Edu, Orlando e Zito. Já o Bota contava com Manga, Rildo, Gérson e Jairzinho. Garrincha, naquela época já estaria rumo ao Corinthians, após ter brilhado nas Copas de 58 e 62.

2. Internacional X Corinthians

A rivalidade entre colorados e alvinegros se iniciou em um evento que marcou a história do futebol nacional. Ao fim do Brasileirão de 2005, onze jogos, comprovadamente manipulados pela "Máfia do apito", acabaram anulados e tendo que ser novamente disputados.

Pela penúltima rodada, Inter e Corinthians se enfrentavam no estádio do Pacaembu. O placar era de 1 a 1 quando Tinga foi claramente derrubado dentro da área por Fábio Costa, porém o árbitro Márcio Rezende de Freitas apontou uma simulação do volante colorado. O atleta, que já tinha um cartão amarelo, recebeu o segundo e foi expulso de campo. A partida acabou empatada e o Timão se sagrou campeão naquele ano.

Em 2007, mais um capítulo da rivalidade. Com o perigo de rebaixamento iminente no Parque São Jorge, a equipe enfrentaria o Grêmio pela última rodada do Brasileirão. O Corinthians precisava que o Internacional vencesse o Goiás para tentar se livrar do descenso, porém os colorados se lembraram de 2005, e a torcida apoiou a campanha para entregar o jogo. O esmeraldino venceu por 2 a 1 e, mesmo com a vitória alvinegra diante do Grêmio, se manteve à frente do Timão na classificação, que acabou rebaixado para a série B.

1. Flamengo X Atlético-MG

Fla e Galo fazem, na minha opinião, o maior clássico interestadual do Brasil. Com partidas memoráveis e polêmicas sem fim, este duelo terá mais um capítulo na semifinal da Copa do Brasil de 2014. Por este motivo lembrarei aqui como se iniciou esta rivalidade.

A primeira disputa de título entre os dois aconteceu na final do Brasileirão de 1980. No jogo de ida, no Mineirão, o Atlético-MG venceu por 1 a 0. Precisando apenas de um empate, o Galo visitou o Mengão em um Maracanã lotado, com mais de 150 mil torcedores apoiando a equipe rubro-negra. Com dois gols de Nunes e um de Zico, o Fla garantiu seu título inédito do Campeonato Brasileiro com a vitória por 3 a 2.

No ano seguinte, o episódio mais polêmico. Pela fase de grupos da Copa Libertadores da América, os dois possuíam o mesmo número de pontos e só um se classificaria para a próxima fase. Para isso, um jogo extra foi marcado para o estádio Serra Dourada, e o protagonista daquela noite não seria nenhum jogador, e sim o árbitro José Roberto Wright.

Com jogadas de extrema violência, reclamações e muita confusão, cinco jogadores do Galo acabaram expulsos - Éder, Reinaldo, Palhinha, Chicão e Osmar Guarnelli - e a partida foi encerrada aos 35 minutos do primeiro tempo por falta de atletas para continuar o jogo. O Fla, então, acabou classificado para o mata-mata da Libertadores.


Fonte: FTB Pro


SRN

Fonte: http://www.noticiasfla.com.br/2014/10/As-maiores-rivalidades-interestaduais-futebol-brasileiro.html

0 comentários:

Postar um comentário