sábado, 9 de agosto de 2014

Como sobreviver no futebol brasileiro.









Há tempos venho falando sobre a situação do Flamengo e me preocupo muito onde poderemos parar. Situação essa que vem dos desmandos e principalmente pela voracidade com a qual o governo federal vem tratando de forma desigual os clubes brasileiros.

Um exemplo disso é o time preferido do molusco quatro dedos, possui uma dívida fiscal em torno de 120 milhões de reais, desde o ano de 2007 que sonega os impostos, porém conseguiu um estádio financiado pelo BNDES, o maior contrato com a Caixa Econômica, além de outros benefícios fiscais junto à prefeitura e governo estadual. E mais um detalhe, parcelou seu débito apenas com 1,2% de sua renda e podendo pagar tudo em 15 anos.

Enquanto isso, na outra ponta da Via Dutra os clubes são penhorados, chantageados, massacrados e pressionados de todas as formas para pagarem seus débitos junto ao eficiente governo federal. O Botafogo por conta dos atrasos completou três meses de salários atrasados e tem 100% de penhoras em sua receita. O Vasco passa pelo mesmo problema e nem mais bens possui para dar como garantia ao governo. O Fluminense apesar do mecenas Unimed, até hoje não viu a cor do dinheiro da venda do Wellington Nem.

E temos o caso do Flamengo, para poder negociar com o governo teve que ao sentar-se à mesa desembolsar cerca de 8 milhões de reais, fez um parcelamento que iniciou com 500 mil e hoje a parcela já está na casa de 1,7 milhões e chegará em 2017 beirando os 2,5 milhões. Prazo de apenas 5 anos para quitar os seus débitos.

Ou seja, fazendo uma conta de padaria, o Flamengo desembolsa por mês uns 3 milhões  de reais para o governo federal, mais uns 2 milhões de dívidas trabalhistas, mais uma folha de pagamento de 5 milhões para os jogadores que estão na Gávea e mais 3,5 milhões para jogadores que não estão mais na Gávea ou estão aposentados, e ainda teremos as recisões de Elano e André Santos.

Somaram o que sai dos cofres do Flamengo por mês? Uma pequena bagatela de cerca de 13 milhões de reais. Disso aí cinco milhões vão parar nos cofres do governo federal, que em contrapartida não faz nada para os clubes, opa! Faz sim, para o Corinthians.

Mas o Flamengo escolheu pagar seus débitos ou foi forçado a fazer? Acredito que foi uma combinação dos casos. Vamos imaginar que essa gestão assumisse com o intuito de gastar somente no futebol, tornar os esportes olímpicos autossustentáveis e não pagar nada ao governo.

Aconteceria o mesmo que está acontecendo ao Botafogo hoje, o Flamengo teria 100% de suas receitas bloqueadas e penhoradas pelo governo federal asfixiando ainda mais o clube e poderíamos começar a pensar em fechar as portas. O Flamengo negociou, paga em dia, mas o problema é que sempre aparece uma dívida não sei de onde e aí forçam o Flamengo a novamente ficar sem sua receita, agora foi o patrocínio da Caixa.

Lembrando que mais da metade da dívida do Flamengo é tributária e a LRFE sendo aprovada o Flamengo poderá voltar a respirar.

Na próxima coluna vou continuar o assunto e fazer a comparação entre a nossa situação e de outros clubes pelo mundo.

Hernane

O Brocador se foi, vai fazer uma falta tremenda e já está fazendo. Aturar um jogador que erra mais gols do que faz, que não tem raça, que não demonstra vontade e que foi reserva em todos os times que passou vai ser phoda. É totalmente o oposto do que víamos no Hernane.

Não veremos mais a sua entrega, a raça, a vontade, a dedicação com o Manto e o carinho com a torcida, infelizmente o dinheiro falou mais alto e o Broca vai poder fazer sua independência financeira, cabe a nós torcedores na base do grito fazer a bola entrar, porque se depender do AlecFred a bola vai custar a entrar.

Obs. 1: Me digam que é mentira o interesse no Léo Lima, por favor.

Obs. 2: Diego Souza, Léo Lima, se isso for verdade daqui a pouco voltam Obina e Souza Caveirão ao lado de Jônatas e Júnior Boneca, como diz o Ivan G-Zuis.

Obs. 3: Para quem não leu a entrevista do Leonardo, recomendo a leitura

SRN!!!

Marcelo Neves – twitter @mhpn1976

Fonte: Flamengo RJ


SRN

Fonte: http://www.noticiasfla.com.br/2014/08/Como-sobreviver-futebol-brasileiro.html

0 comentários:

Postar um comentário