segunda-feira, 3 de novembro de 2014

A vá! Ser campeão no Brasil é mais difícil que na Europa.










Uma comparação minuciosa entre os números do Campeonato Brasileiro com os de duas grandes ligas da Europa – a inglesa e a espanhola – mostra que a competição no Brasil é muito mais dura que as vizinhas europeias. De acordo com levantamento do jornalista Carlos Eduardo Mansur, de “O Globo”, a pontuação média dos campeões nos últimos cinco anos no Brasileirão foi de 72,4 pontos, contra 86 da Premier League e 97 do Campeonato Espanhol.

- Esse ambiente competitivo precisa nortear qualquer análise nossa. Um confronto no Brasil é muito mais duro do que um confronto entre segundo, terceiro e décimo quarto e quinto nas ligas europeias. Apesar de ser o mesmo esporte, é um outro ambiente de competição. Isso não significa que nenhum treinador tenha que cair. Mas algum "grande" do Brasil vai ficar em 12º e vai flertar com a zona de rebaixamento.  É um ambiente de pressão maior Temos de ver isso como um patrimônio. Se pudéssemos vender bem esse produto, venderíamos com base nesse equilíbrio – disse o jornalista no “Redação SporTV”.

Mansur ainda destaca que a pontuação média do 17ª colocado também mostra a maior competitividade presente no Brasil, onde se alcança 43 pontos. A posição é o “marco” do rebaixamento, já que é a primeira dentro do Z-4. Em comparação, o 17º colocado na Espanha costuma angariar, em média, 40 pontos, contra 37 na Inglaterra.

A distância entre o 3º e o 18º colocado também revela dados interessantes: 27,2 pontos, em média, no Brasil, contra 39,8 na Inglaterra e 34,2 na Espanha. A pontuação que separa o classificado direto para a competição continental e o time rebaixado é menor em solo brasileiro. A lógica segue na comparação entre o 4º e o 17º: 19, no Brasileirão, 34,4, na Premier League, e 24 em La Liga.

A análise revela, segundo Mansur, que os pontos no Brasileirão são mais bem distribuídos em função da alta competitividade e da existência de mais de dez times considerados de grande porte, tanto financeiro como competitivo.


Fonte: SporTV


SRN

Fonte: http://www.noticiasfla.com.br/2014/11/a-va-ser-campeao-no-brasil-e-mais-dificil-que-europa.html

0 comentários:

Postar um comentário