O Blog Teoria dos Jogos apresenta agora seu mais completo relatório sobre as audiências televisivas do futebol. Tendo como fonte a própria detentora dos direitos de transmissão, analisamos as audiências dos campeonatos estaduais do Rio e de São Paulo em TV aberta - em geral e clube a clube. Tratam-se de informações valiosas para os mesmos, bem como para investidores e todos os que atrelam suas marcas à prática do futebol profissional no Brasil.
CAMPEONATO CARIOCA
O Campeonato Estadual do Rio de Janeiro teve, até o presente momento, 13 partidas televisionadas, sendo nove aos domingos e quatro às quartas-feiras. É imprescindível que se faça a distinção: jogos de meio de semana apresentaram audiência 39% superior. Assim, a predominância de veiculações dominicais (70% do total) reduz significativamente os índices do torneio. Naturalmente, o fato se deve à presença de dois cariocas na Libertadores (Flamengo e Botafogo), situação absolutamente circunstancial.
Dos treze jogos citados, apenas dois foram clássicos (Vasco x Flamengo e Fluminense x Botafogo). Conforme veremos adiante, eis outra desvantagem do Carioca frente ao Paulista, pois nos clássicos foram verificadas audiências 21% superiores às demais. Por fim, na Cidade Maravilhosa a Globo abocanha incríveis 91% da audiência do futebol, deixando apenas 9% para a Band.
Audiência total média do Campeonato Carioca: 18,3 pontos* (sendo 16,6 pela Globo)
Participação (share) total média: 41%* (sendo 38% pela Globo)
Maior audiência: Vasco x Flamengo (domingo) – 24 pontos e 52% totais (21 com 46% na Globo e 3 com 6% na Band)
Menor audiência: Duque de Caxias x Fluminense (domingo) – 14 pontos com 35% totais (12 com 30% na Globo e 2 com 5% na Band)
*Cada ponto de audiência equivale a 1% do universo pesquisado, o que no Rio significam 39.660 domicílios ou aproximadamente 120 mil indivíduos. O share representa opercentual de televisores ligados em um determinado canal.
POR CLUBE
Flamengo
Jogos: 8 (61% do total**)
Audiência total média: 20,1 pontos (sendo 18,5 pela Globo)
Participação total média: 44% (sendo 40% pela Globo)
** O somatório ultrapassa 100% pela existência de clássicos que envolvem mais de uma das equipes analisadas.
Em termos absolutos, o Flamengo supera todos os rivais do Rio de Janeiro em audiência, share e número de partidas na TV. A situação ocorre como fruto da supremacia numérica da torcida, já que o modelo de negócios das emissoras naturalmente visa o lucro. Mas o perfil das transmissões do Flamengo intensifica sua superioridade: todas as quatro transmissões de meio de semana foram do rubro-negro. Sendo assim, e apenas para o Flamengo, optamos por separar os números de quarta dos de domingo:
Flamengo às quartas
Jogos: 4
Audiência total média: 22,7 pontos (sendo 21,2 pela Globo)
Participação total média: 45% (sendo 42% pela Globo)
Flamengo aos domingos
Jogos: 4
Audiência total média: 17,5 pontos (sendo 15,7 pela Globo)
Participação total média: 43% (sendo 39% pela Globo)
Com esta divisão, a comparação com os números de Vasco, Fluminense e Botafogo torna-se mais honesta. De qualquer maneira o Flamengo é o único a sempre superar os 43% de share, denotando audiências proporcionalmente superiores seja qual for o ponto de vista.
Vasco
Jogos: 3 (23% do total, todos aos domingos)
Audiência total média: 18 pontos (sendo 16 pela Globo)
Participação total média: 40% (sendo 36% pela Globo)
Importante esclarecer: quanto menos partidas veiculadas, maior o peso de excepcionalidades como o Vasco x Flamengo recordista de audiência. De qualquer maneira o Vasco também apresenta bons números, com share médio de 40% (frente aos 43% do Rubro-Negro aos domingos) e audiências que chegam a superá-los (18 contra 17,5 pontos).
Fluminense
Jogos: 3 (23% do total, todos aos domingos)
Audiência total média: 15,6 pontos (sendo 14 pela Globo)
Participação total média: 39% (sendo 35% pela Globo)
Até o momento o Fluminense foi quem apresentou os piores registros do campeonato. Mas como veremos abaixo, a estatística do Botafogo não permite comparações apropriadas.
Botafogo
Jogos: 1 (7% do total, todos aos domingos)
Audiência total média: 19 pontos (sendo 18 pela Globo)
Participação total média: 46% (sendo 43 pela Band)
A única partida em TV do alvinegro foi o clássico diante do Fluminense, quando a audiência foi 16% superior à média do dia e do horário. Por se tratar de um unitário ponto fora da curva, análises mais aprofundadas soariam equivocadas.
CAMPEONATO PAULISTA
Devido à rara ausência de paulistas na Libertadores, o Paulistão teve 16 partidas em TV, sendo nove aos domingos (57%) e sete às quartas-feiras (43%), distribuição mais equilibrada e benéfica às audiências. Além disso, quase um terço foram clássicos (Santos x Corinthians, Corinthians x Palmeiras, São Paulo x Santos, Corinthians x São Paulo e Santos x Palmeiras). Nestas condições, foram auferidos números 25% superiores aos demais. Ainda como resultado do excesso de dérbis (quase sempre aos domingos), audiências em meio de semana foram apenas 7% maiores neste Paulistão. Na Terra da Garoa a divisão do bolo é um pouco mais equilibrada entre Globo (73% do total) e Band (27%).
Audiência total média do Campeonato Paulista: 22 pontos***(sendo 16,2 pela Globo)
Participação (share) total média: 44% (sendo 33% pela Globo)
Maior audiência: Corinthians x São Paulo (domingo) – 28 pontos e 56% totais (20 com 40% na Globo e 8 com 16% na Band)
Menor audiência: Atlético Sorocaba x Palmeiras – 15 pontos e 36% totais (11 com 25% na Globo e 4 com 10% na Band)
***Em São Paulo, cada ponto de audiência equivale a 65.201 domicílios ou quase 200 mil indivíduos.
POR CLUBE
Corinthians
Jogos: 8 (50% do total)
Audiência total média: 24,1 pontos (sendo 17,8 pela Globo)
Participação total média: 47% (sendo 35% pela Globo)
O Corinthians vive a mesmíssima situação relatada para o Flamengo: por conta da soberania em audiências, teve metade das partidas em TV nas noites de quarta. São Paulo (duas vezes), Palmeiras e Santos (uma vez) até foram veiculados em meio de semana, mas a discrepância faz com que também desagreguemos os números corintianos:
Corinthians às quartas
Jogos: 4
Audiência total média: 23,7 pontos (sendo 17,7 pela Globo)
Participação total média: 44% (sendo 33% pela Globo)
Corinthians aos domingos
Jogos: 4
Audiência total média: 24,5 pontos (sendo 18 pela Globo)
Participação total média: 50% (sendo 37% pela Globo)
As maiores audiências aos domingos são uma exceção à regra. Isto porque dos três clássicos corintianos, justo os dois de maior audiência foram jogados no fim de semana. Em termos absolutos – e em comparação ao próprio Campeonato Carioca - o Corinthians detém as maiores audiências da TV brasileira. Mas o perfil da audiência paulistana faz com que na TV Globo os números do Corinthians venham se mostrando inferiores aos do Flamengo.
São Paulo
Jogos: 6 (37% do total)
Audiência total média: 21,3 pontos (sendo 15,6 pela Globo)
Participação total média: 45% (sendo 33% pela Globo)
Palmeiras
Jogos: 4 (25% do total)
Audiência total média: 22 pontos (sendo 15,7 pela Globo)
Participação total média: 43% (sendo 31% pela Globo)
Os números de São Paulo e Palmeiras são bastante didáticos. O alviverde supera o tricolor sob a ótica das audiências (22 pontos contra 21,3), mas perde no tocante ao share (43% contra 45%). Isto significa que o Palmeiras se apresentou em dias onde havia mais televisores ligados, ajudando a insuflar a própria audiência. Não se tratam, contudo, de circunstâncias tão facilmente previsíveis.
Santos
Jogos: 3 (19% do total)
Audiência total média: 24 pontos (sendo 17,6 pela Globo)
Participação total média: 46% (sendo 34% pela Globo)
Assim como o Botafogo, dados relativos ao Santos também não devem ser analisados. Isto porque as três partidas do Peixe em TV foram clássicos – contra Corinthians, São Paulo e Palmeiras.
Posteriormente apresentaremos relatório semelhante com relação às audiências das Copas do Brasil e Libertadores. O objetivo é clarear ainda mais os motivos que fazem com que alguns holofotes estejam mais voltados para certas equipes em detrimento de outras.
Fonte: Teoria dos Jogos
SRN
Fonte: http://www.noticiasfla.com.br/2014/03/Isso-Globo-nao-mostra-Flamengo-supera-rivais-RJ-audiencia.html
0 comentários:
Postar um comentário