sexta-feira, 16 de janeiro de 2015

Marcelinho e Herrmann comandam vitória do Flamengo.









Com três derrotas nos últimos quatro jogos, o técnico José Neto resolveu mudar e usou a mesma formação que começou a decisão da temporada passada, contra o mesmo Paulistano: colocou Olivinha no lugar do campeão olímpico Walter Herrmann. Mas, por uma daquelas ironias do destino, o reforço argentino, ao lado do cestinha Marcelinho, com 23 pontos, foi o principal destaque da vitória do Flamengo, que voltou a jogar como Flamengo nesta quinta-feira, na Arena da Barra. Apagado nos primeiros 20 minutos, o camisa 1 rubro-negro voltou inspirado do intervalo, anotou 12 pontos só no terceiro período, terminou a partida como 19 e impulsionou a vitória do atual bicampeão do NBB por 97 a 81 (47 a 46), na reedição da última final do campeonato.

Para o técnico José Neto, a aplicação na defesa foi a chave para que o time conseguisse deslanchar no placar no segundo tempo e garantir a vitória sobre a equipe paulista, encerrando a sequência de duas derrotas seguidas e voltando a lembrar o time bicampeão nacional.

- Acho que foi basicamente por conta da defesa. Para mim, o basquete de hoje começa da defesa para o ataque. Qualquer equipe que entender isso vai conseguir fazer bons jogos. Confio muito nesse time e sabia que uma hora eles iam voltar a jogar bem. Nossa defesa sempre foi muito forte e hoje ela funcionou - disse Neto ao fim da partida.

Apesar da vitória, o Flamengo segue na quarta colocação da tabela. Porém, agora está com a mesma campanha do terceiro, Minas - dez vitórias e cinco derrotas -, levando desvantagem apenas no confronto direto. O Paulistano também não se mexeu na tabela: segue na oitava colocação, com nove vitórias e oito derrotas.

Na próxima rodada, o Flamengo recebe o vice-lanterna Liga Sorocabana, no sábado, às 19h, no ginásio do Tijuca Tênis Clube. Já o Paulistano vai ao interior do Rio de Janeiro para enfrentar o Macaé na próxima quarta-feira.

O JOGO

“Vinte nove pontos não pode!”, gritou José Neto para seu assistente Rodrigo Carlos da Silva. A frase ao fim do primeiro quarto é emblemática para definir o desempenho do Flamengo na derrota parcial por 29 a 26 nos primeiros 10 minutos. Liderado por Marcelinho, que anotou duas bolas de três e marcou 10 pontos no período, o time rubro-negro nem foi tão mal assim ofensivamente, mas, defensivamente, mais uma vez os atuais bicampeões deixaram muito a desejar.

Principalmente nos arremessos do perímetro. Foram cinco em sete convertidos pelo Paulistano. Não que tenha faltado mérito aos jogadores do adversário, mas por mais de uma vez os chutes foram sem marcação. Numa das cinco bolas anotadas, até o pivô Jeff Agba recebeu livre para deixar sua marca. Se o vice-campeão brasileiro chutou 71.4% nas bolas de três, o Flamengo anotou apenas três em 10 tentativas. 

Mesmo longe de ser brilhante, o Flamengo melhorou no segundo período. A começar pelas bolas de três. Foram cinco em 12 tentadas, duas só de Benite, que entrou bem no jogo, mas deixou a quadra a pouco mais de dois minutos do fim do primeiro tempo reclamando de dores no joelho esquerdo. O mesmo que tirou o ala-armador de praticamente toda a temporada passada.

Desta vez quem desafinou nos tiros do perímetro foi o Paulistano. A equipe paulista anotou apenas uma bola em cinco. Melhor para os donos da casa, que chegaram a abrir seis pontos (47 a 41). Mas da metade do segundo quarto em diante o time voltou a errar demais e a vitória parcial por 47 a 46 acabou ficando de bom tamanho.

O Flamengo voltou do intervalo dormindo, e o Paulistano fez 6 a 0, passou a frente e abriu cinco pontos. Mas a vantagem paulista não durou muito. Os donos da casa deram o troco, devolveram os seis pontos consecutivos e retomaram a liderança num arremesso de Marcelinho.  Mesmo irritado, Gustavinho preferiu não parar o jogo. Melhor para os donos da casa, que anotaram mais cinco pontos seguidos e abriram.

Desta vez não teve jeito, e Gustavinho pediu tempo. A parada quebrou o ritmo rubro-negro, e, na sequência, César pôs fim ao apagão paulista que durou mais de três minutos. Mas o Flamengo tinha Herrmann. Apagado nos dois quartos anteriores, o argentino voltou para o segundo tempo inspirado e, com 12 pontos, foi decisivo para o time rubro-negro vencer o período por 21 a 13 e abrir nove pontos a 10 minutos do fim.

Se o terceiro período foi bom, o último foi o melhor e lembrou o Flamengo da temporada passada. Com uma marcação agressiva, um aproveitamento excelente nos arremessos de quadra, principalmente do capitão Marcelinho, que anotou três em quatro bolas de três, o time rubro-negro atropelou o Paulistano nos 10 minutos finais, acabou com a sequência de duas derrotas seguidas e saiu do sufoco no NBB 7.

As equipes

Flamengo: Marcelinho (23), Olivinha (17), Laprovittola (14), Marquinhos (7) e Meyinsse (6). Entraram: Herrmann (19), Benite (6), Gegê (3), Felício (2),  Chupeta (0) e Mingau (0).
Técnico: José Neto

Paulistano: Jeff Agba (16), Dawkins (14), Holloway (12), Pilar (10) e Gemerson (5).
Entraram: César (13), Pedro (6), Penna (3), Arthur (2), Labbate (0) e , Thomas (0).
Técnico: Gustavinho


Fonte: GE


SRN

Fonte: http://www.noticiasfla.com.br/2015/01/marcelinho-e-herrmann-comandam-vitoria-do-flamengo.html

0 comentários:

Postar um comentário