quarta-feira, 31 de dezembro de 2014

Presidente do Grêmio vê Bressan encaminhado para o Fla.









O presidente do Grêmio, Romildo Bolzan Júnior, revelou nesta terça-feira que o clube está próximo de negociar o zagueiro Bressan com o Flamengo. Em entrevista à Rádio Gaúcha, o mandatário indicou que o acordo deve ser consolidado em breve:

- O Bressan está muito bem encaminhado para ir para o Flamengo em 2015, a montagem da negociação já foi toda efetivada.

De acordo com Bolzan, o período de enxugamento salarial do Imortal deve estender-se a outro jogador:

- O Fernandinho tem um mercado grande no Brasil e no exterior, se tivermos uma proposta por ele vamos analisar com o jogador.

O mandatário revelou que as situações dos atacantes Kleber e Marcelo Moreno ainda estão em aberto:

- Estamos aguardando proposta de um bom negócio. Se nós tivermos que ficar com estes jogadores teremos que buscar compensações para o equilíbrio financeiro do Grêmio.


Fonte: Lancenet


SRN

Fonte: http://www.noticiasfla.com.br/2014/12/presidente-do-gremio-ve-bressan-encaminhado-para-o-fla.html

Gol de placa.










Mario Celso Petraglia, meu amigo, presidente do Atlético Paranaense, gentilmente me telefona para informar que os investidores que adquiriram 50 por cento dos direitos econômicos de Marcelo Cirino, revelação do Campeonato Brasileiro de 2013, optaram de forma definitiva pelo Flamengo.

Segundo Petraglia, os responsáveis pelo fundo fizeram duas apostas. Na força do “Manto Sagrado” e na seriedade das pessoas que dirigem o Flamengo.

Mais tarde, volto ao tema. GOL DE PLACA!!!!!!


Fonte: Blog do Kleber Leite


SRN

Fonte: http://www.noticiasfla.com.br/2014/12/gol-de-placa.html

Fla não negocia com sul-americanos, e não descarta Arouca.









1 - Para quem acompanhou desde o início as postagens dos “chances zero” aqui, deve ter percebido os nomes que não eram chance zero. Uma pena que perdemos o Joel, que entrou em leilão, depois de estar bem perto do Fla, mas outro nome forte vai chegar para o ataque do Fla 2015.

2 - Sim, é verdade, Marcelo Cirino, está por detalhes de fechar com o Fla, mas o jogador não assinou ainda. Então o Flamengo ainda não tem o contrato.

3 - Neste momento não tem nenhum jogador sul-americano sendo negociado pelo Flamengo.

4 - Montillo, Fred (Shakatar), Ryder Matias, Borges, Erick, Henrique (Palmeiras), Rubem Botta, David Mendieta, Rafael Delgado, Lucas Romero, Diego (ex-Santos), tem chance zero.

5 - Arouca não é chance zero, mas tem luvas e alto salário. O Fla acha melhor investir em um atacante de peso.

6 - O Fla está praticamente fechado com Pará e Bressan. Arthur Maia e Thallyson já estão acertados.

7 - O Fla deve ainda fechar com bons nomes, fortalecendo o elenco para este início de temporada. Para o Brasileiro, devem chegar mais alguns bons nomes.

8 – Robinho: O Flamengo não vai pagar 1 milhão/mês para um jogador de 31 anos.

9 - Parceria com a Doyen sports: Sim, é verdade está aproximação. Levou muito tempo, as negociações estavam sendo conduzidas pela gestão desde o fim do ano passado, e veio ganhando força mês a mês com o crescimento da credibilidade que o Flamengo vinha recuperando no mercado. Hoje alguns grupos de investidores já procuram o Flamengo para conversar e querem dar prioridade ao Rubro-Negro, e o Marcelo Cirino deve ser o primeiro nome que a parceria trará ao Clube.

10 - Segundo informação apurada, a prioridade neste momento é um lateral-esquerdo, um segundo volante, um meia de ligação e um atacante de área. As negociações seguem o seu curso e nos próximos dias devemos ter boas novidades.


Por Sandro Rilho


SRN

Fonte: http://www.noticiasfla.com.br/2014/12/fla-nao-negocia-com-sul-americanos-e-nao-descarta-arouca.html

O que esperar da mudança de política financeira do Fla.









Nas últimas duas décadas, a torcida do Flamengo se acostumou a ver a expressão "engenharia financeira" sempre presente na página de contratações do time nos principais jornais do país. O termo significa, em bom português, que um novo elemento será acrescido à equação de contratações. Um agente externo - um grupo de empresários, por exemplo - determinante para o sucesso da empreitada. Foi nessa toada que o Flamengo apresentou nomes como Ronaldinho, Vampeta, Romário, Edmundo, e tentou, sem sucesso, trazer o Robinho.

O prazer de assistir à grandes astros com o Manto Sagrado dura até o primeiro atraso salarial. O amor acaba, a relação se desgasta e, pouco depois, time e atleta rumam por caminhos diferentes. A conta, porém, só chega para o clube, que é acionado na justiça e, não raro, cede jovens promessas para bancar o prejuízo. É claro que nem todo negócio é ruim. Adriano, em 2009, não só foi protagonista do título brasileiro, como fez a venda de camisas disparar. Mas a alegria durou pouco mais de um ano. Muito pouco para um clube como o Flamengo, não?

A gestão Patrícia Amorim ficou marcada pela irresponsabilidade e pelo caos financeiros, como se descobriria meses depois; foi ainda ridicularizada pelo tempo investido na recuperação do "parquinho" e pelas medidas populistas (como a apresentação de Vagner Love). Depois de anos de maus tratos, era hora de recuperar o clube.

Foi com essa filosofia que um grupo de empresários se reuniu para resgatar a credibilidade do Flamengo e recoloca-lo em seu devido lugar. Primeiramente na figura de Wallim Vasconcelos, a Chapa Azul reuniu rubro-negros de boa fé, sedentos em ajudar o Mengão e dispostos a construir, junto a esse grupo, o clube mais forte do país.

O início não foi fácil. O buraco indicava uma dívida quase 100% maior do que a publicada. Os jornais estampavam que o Flamengo celebrava a conquista das CND's, enquanto alguns torcedores se perguntavam "em que posição ele jogava". As medidas impopulares despertaram a ira da oposição, que se habituou a praticar contratações megalomaníacas e a ceder ingressos às torcidas organizadas; despertou também certo receio nos torcedores, que não entendiam como o clube pretendia ser competitivo com um time que não era capaz sequer de manter o Vagner Love, então artilheiro do clube. A ordem era uma só: daqui pra frente, seremos uma instituição sustentável, responsável com suas contas. Doa a quem doer.

O Flamengo abria mão oficialmente da política das engenharias financeiras para assumir a austeridade como carro-chefe. Entre erros e acertos, o time sagrou-se campeão da Copa do Brasil, anunciou o pagamento de 100 milhões de reais em dívidas e celebrou não ser lembrado como um time que atrasa salários. Em 2014, o elenco encorpou-se e, mesmo com as campanhas decepcionantes - especialmente na Libertadores da América -, o torcedor, antes desconfiado, agora endossa o discurso da diretoria, liderando, inclusive, campanhas que ajudam o clube a pagar dívidas. A política de responsabilidade foi premiada por instituições financeiras, elogiada por jornalistas de todos os cantos e até mesmo temida por cartolas de outros clubes.

2015 não será um ano farto. Se as contratações de Marcelo Cirino (Atlético-PR) e Jádson (Corinthians) se confirmarem, é muito provável que sejam as maiores da temporada. Sinceramente? Eu acho ótimo. Com um elenco menos talentoso do que o atual, o Flamengo ganhou sem sustos o estadual - e a tendência é que os rivais diretos estejam enfraquecidos nesse início de ano. A manutenção da base de um elenco razoavelmente jovem, em busca de um lugar ao sol, é uma grande notícia. A maior parte dos nossos atletas está na fase ascendente da carreira e o futuro é promissor.

Se conquistaremos grandes títulos esse ano? Não sei. Não somos favoritos e nem seremos aclamados pela imprensa como tal. Não importa. Enquanto nossos rivais descobrem as engenharias e são celebrados por isso, nós vamos, de mansinho, fazendo o que é certo. Pagando dívidas, ajeitando a casa, construindo um futuro vencedor. Não desanime se não anunciarmos um selecionável nessa janela de transferências. O futebol brasileiro precisa de um choque e, uma vez mais, é o Flamengo quem está na vanguarda. Pra cima deles, Mengão!


Fonte: Mundo RN


SRN

Fonte: http://www.noticiasfla.com.br/2014/12/o-que-esperar-da-mudanca-de-politica-financeira-do-fla.html

As conquistas do Troféu Ramon de Carranza e do Torneio Cidade de Santander















Na coluna desta semana, tratarei de conquistas rubro-negras
em terras espanholas na Era Zico: o bicampeonato do Troféu Ramon de Carranza
(1979 e 1980) e o Torneio Cidade de Santander (1980).


Em agosto de 1979, o supertime do Mengão contando com
craques como Cantareli, Toninho, Manguito, Nélson, Júnior, Carpeggiani, Andrade
(Adílio), Zico, Tita, Cláudio Adão e Uri Geller venceu o grande time do
Barcelona por 2 a 1. Carpeggiani deu passe para Uri Geller driblar um jogador
adversário e abrir o placar. Toninho foi derrubado na área. O juiz
equivocadamente marcou falta fora da área e não pênalti. Azar do time catalão.
Zico marcou o segundo gol rubro-negro. Apesar do domínio da equipe comandada
por Coutinho, Esteban diminuiu para o Barça. A imprensa espanhola ficou
impressionada com o toque de bola do timaço rubro-negro e os dribles de Uri
Geller.  Na final, o Flamengo venceu o
Ujpest, o campeão húngaro, por 2 a 0 com dois gols de Zico, conquistando o
torneio. Nesse mesmo ano, o Mengão conquistou o terceiro tricampeonato carioca
de sua história (1978-1979 Especial-1979 ao vencer os dois campeonatos cariocas
realizados em 1979.


Em 1980, após conquistar pela primeira vez o Campeonato
Brasileiro e também a Taça GB, o Flamengo venceu vários torneios internacionais,
dois deles na Espanha. Contando com Raul (Cantareli) no gol, o lateral direito
Carlos Alberto e os zagueiros Rondinelli (Mozer) e Marinho e o atacante Nunes (e
Lico na reserva), o Flamengo venceu o Real Sociedad por 2 a 0 (gols de Zico e
Adílio) e o Spartak Sofia por 2 a 1 (dois gols de Zico para o Mengão e Bazov para
o time búlgaro), conquistando o torneio Cidade de Santander.


A seguir, o Flamengo disputou novamente o Troféu Ramon de
Carranza. Empatou em 2 a 2 com o Dínamo Triblisse (da antiga União Soviética)
com gols de Nunes e Adílio para o Mengão, que venceu nos pênaltis por 4 a 3. Na
final, o Flamengo venceu o Bétis por 2 a 1 (com dois gols de Zico para o Fla e um de Moran
para o time espanhol), garantindo o bi do torneio.


Bom recordar algumas das conquistas internacionais do grande
time rubro-negro no fim dos anos 70 e início dos anos 80 já começando a
encantar o mundo. E é com a alegria proporcionada pelo toque de classe e mira
certeira de Zico, pelos dribles e gols  de Adílio e Uri Geller e pelo faro de gol de
Nunes na Espanha que encerro a ultima coluna de 2014. Aproveito para desejar um
Feliz 2015 com muita paz, saúde e sucesso e conquistas no futebol e na vida a
todos os rubro-negros e leitores do Blog Flamengo Eternamente.


Fontes:


http://www.flaestatistica.com/anoaano.html


Assaf, Roberto e Martins, Clóvis. Almanaque do Flamengo. São Paulo.
Editora Abril: 2001.




Vaz, Arturo, Júnior, Celso e Filho, Paschoal Ambrósio. 100 anos de bola, raça e paixão: a
história do futebol do Flamengo. Rio de Janeiro: Maquinária Editora: 2012.








SRN

Fonte: http://flamengoeternamente.blogspot.com/2014/12/as-conquistas-do-trofeu-ramon-de.html

terça-feira, 30 de dezembro de 2014

Flamengo devolve Bruninho e Val, e dispensa Rodolfo.









O Flamengo começa a definir o destino dos jogadores que voltam de empréstimos e não estão nos planos de Vanderlei Luxemburgo. Os primeiros liberados foram Bruninho e Val. Contratados ainda em 2013, após se destacarem no Paulistão, a dupla pouco jogou na Gávea e voltará para o interior de São Paulo, rumo ao XV de Piracicaba. Avisados pela diretoria de que não defenderão o Rubro-Negro, ambos são esperados pelo novo clube na sexta-feira, dia 2.

Bruninho defendeu o América-MG no último Brasileirão da Série B, mas teve poucas oportunidades. O meia-atacante chamou a atenção no Atlético Sorocaba e chegou a ser disputado por Flamengo e Santos na ocasião, com Muricy Ramalho, inclusive, tendo ligado pessoalmente para tentar convencê-lo a ir para Vila Belmiro. Na Gávea, foram somente 14 jogos e nenhum gol marcado.

Já Val participou um pouco mais, com 18 aparições, mas também sem repetir o brilho que teve com a camisa do Mogi Mirim e despertou o interesse carioca. O volante atuou pelo rebaixado América-RN na última Série B, já foi liberado pelo Flamengo e está acertando os últimos detalhes do salário. Ambos seguem para Piracicaba por empréstimo até o fim do Paulistão e não serão os únicos a buscarem novos clubes.

Rodolfo, que defendeu a Ponte Preta em 2014, por exemplo, já foi informado de que não precisa nem se reapresentar na próxima segunda-feira. Renato Santos, Thomás e Rafinha também devem seguir outros rumos, enquanto Welinton é a incógnita. O Coritiba, por sua vez, já demonstrou interesse em sua permanência. Por fim, Digão, que se lesionou enquanto defendia o América-RN, teve o contrato ampliado, mas será dispensado assim que estiver recuperado.

O elenco do Flamengo se reapresenta no Ninho do Urubu na próxima segunda-feira, mas nem todos seguem para pré-temporada em Atibaia. A comissão técnica rubro-negra revelará uma lista dos jogadores liberados para procurarem novos clubes e que ficarão treinando separado no Rio de Janeiro.


Fonte: GE


SRN

Fonte: http://www.noticiasfla.com.br/2014/12/flamengo-devolve-bruninho-e-val-e-dispensa-rodolfo.html

Flamengo espera anunciar Jadson com pacotão de reforços.









O Flamengo quer Jadson com a camisa 10 em 2015. E o Rubro-negro intensificou as conversas com o objetivo de ganhar tempo e tentar incluir o meia do Corinthians no pacote de "boas-vindas" previsto para o início de janeiro. A expectativa da diretoria é confirmar as contratações e apresentar os reforços entre os dias 3 e 7 do primeiro mês do ano.

As tratativas avançaram, mas ainda dependem do clube paulista. Um dos impasses está na busca por um possível substituto de Jadson para manter o elenco competitivo em ano de Copa Libertadores.

Por sua vez, o jogador já manifestou a vontade da transferência aos dirigentes rubro-negros e tem a confiança do técnico Vanderlei Luxemburgo para desembarcar na Gávea. A diretoria carioca sabe que a transação só deve ser finalizada após a virada do ano, mas vê Jadson como uma figura importante para ser anunciada depois de um 2014 complicado.

Jadson pode ser a sexta contratação para a temporada. O Flamengo ainda não confirmou os nomes, porém, está acertado com cinco jogadores. São eles: os meias Arthur Maia e Thallyson, o lateral direito Pará, o zagueiro Bressan e o atacante Marcelo Cirino.

Inicialmente, todos serão anunciados e apresentados no início de janeiro e seguirão com a delegação para a pré-temporada em Atibaia, interior de São Paulo. Fechar o pacote de "boas-vindas" com Jadson é uma meta ousada. Mas para a administração Bandeira de Mello, o êxito na operação seria mais uma prova da credibilidade retomada pelo Flamengo no mercado.

Jadson foi de titular absoluto a quarta opção no Corinthians com o técnico Mano Menezes. Com 31 anos, ele foi revelado pelo Atlético-PR e possui passagens por Shakhtar Donetsk (UCR), São Paulo e Seleção Brasileira, onde disputou a Copa América de 2011.


Fonte: UOL


SRN

Fonte: http://www.noticiasfla.com.br/2014/12/flamengo-espera-anunciar-jadson-com-pacotao-de-reforcos.html

Fla acerta salários e aguarda exames para anunciar Marcelo.









O atacante Marcelo Cirino, de 22 anos, já tem um acerto salarial com o Flamengo e chega ao Rio nos próximos dias para realizar exames médicos, a fim de ser anunciado no início da pré-temporada do clube, na próxima segunda-feira.

O jogador, que receberá R$ 180 mil mensais, teve 50% de seus direitos econômicos comprados pelo grupo Doyen, que o colocou no Flamengo por três temporadas e já realizou operações do gênero com o Corinthians e o Santos, algumas questionadas.

O clube da Gávea deverá pagar cerca de R$ 13 milhões ao investidor durante esse período, a juros de 10% ao ano. Em caso de venda, os investidores ficam 80% do montante, e o Flamengo com 20%.

O Atlético-PR continua com 50% do passe do atleta e recebeu uma lista de opções do elenco flamenguista para solicitar o empréstimo, entre elas Lucas Mugni, Luiz Antonio, Muralha e Rafinha.

A negociação teve início ainda em novembro e foi conduzida pelo então diretor de futebol Felipe Ximenes, que se encontrou com o presidente do Atlético-PR Mario Celso Petraglia. O Flamengo já havia estreitado a relação com contratação de Everton. Rodrigo Caetano aproveitou o bom relacionamento com os investidores e acelerou as tratativas.

Entre outras negociações, o volante Amaral foi para o Vitória como contrapeso à chegada de Arthur Maia, por empréstimo. O Flamengo ainda acerta os detalhes finais da chegada, também por uma temporada, do zagueiro Bressan, do Grêmio.

Resta acertar a contratação de um camisa 10 e um atacante de área. O meia pode ser Jadson, que está no Corinthians. Inicialmente, o nome não foi de agrado do técnico Vanderlei Luxemburgo, que tem carta branca para indicar e vetar reforços, mas há falta de opções a preço acessível.

A boa relação do treinador com o representante do grupo Doyen no Brasil, Renato Duprat, pode facilitar a chegada de outros nomes de maior envergadura adiante.

A parceria com os investidores pode aliviar o caixa do Flamengo, ainda com muitas dívidas, mas com perspectiva de melhora até o ano que vem. Vale lembrar que o clube aprovou a captação de R$ 30 milhões em empréstimos para custear contratações em 2015 e vai buscar os recursos em bancos privados.


Fonte: Extra Globo


SRN

Fonte: http://www.noticiasfla.com.br/2014/12/fla-acerta-salarios-e-aguarda-exames-para-anunciar-marcelo.html

Presidente de torcida organizada do Flamengo é preso.









Policias da Delegacia de Homicídios da Baixada Fluminense (DHBF) prenderam na noite desta a segunda-feira (29) o presidente de uma torcida organizada do Flamengo, a Raça Rubro-Negra. Ele é suspeito de matar Luciano Martins dos Santos, torcedor do Botafogo, em 2012. As informações são da Polícia Civil.

De acordo com o delegado da titular Luís Otávio Franco, Anderson Clemente da Silva, de 35 anos, conhecido como Macula, foi preso na Praça do Xavante, em Belford Roxo, na Baixada Fluminense, no local onde a torcida costuma se reunir. Havia um mandado de prisão existente contra ele. Ainda segundo o delegado, até as 7h40 Mucula não tinha prestado depoimento.

Segundo informações do Disque-Denúncia, o crime ocorreu no dia 5 de fevereiro de 2012, na Rua Cândido Benício, em Jacarepaguá, na Zona Oeste do Rio.

Na época, outras três vítimas ficaram feridas a tiros e reconheceram Macula como o autor dos disparos. A polícia também estava à procura da arma que o acusado teria usado no crime.


Fonte: GE


SRN

Fonte: http://www.noticiasfla.com.br/2014/12/presidente-de-torcida-organizada-do-flamengo-e-preso.html

segunda-feira, 29 de dezembro de 2014

Vai-e-vem: Vasco fecha com Marcinho, e Sobis com Tigres.









Reformulando o elenco para o ano em que retorna à elite do futebol brasileiro, o Vasco fechou neste domingo com Marcinho, que será anunciado oficialmente na segunda-feira. O meia de 30 anos, que disputou o último campeonato nacional pelo Vitória e no Rio de Janeiro já fez sucesso pelo Flamengo, até o momento é a exceção na política de contratações vascaínas, que vem apostando em jovens baratos e pouco badalados: os volantes Lucas (Macaé) e Jean Patrick (Luverdense), o lateral-direito Bruno Ferreira (Portuguesa) e o atacante Erick Luis (Bragantino). Outro jogador que teve seu destino em 2015 revelado durante o dia foi Rafael Sobis. O atacante, recém-desligado do Fluminense, desembarcou no México para assinar com o Tigres por três temporadas.

Enquanto uns chegam a novos clubes, outros manifestam o desejo de respirar novos ares. É o caso do lateral-direito argentino Matías Rodríguez, que está com a cabeça cada vez mais longe do Grêmio. O jogador, que terminou 2014 na reserva, tem recebido sondagens do Boca Juniors-ARG e reforçou o desejo de retornar ao time que o revelou, apesar de ter contrato com o Tricolor por mais seis meses.

Já as equipes que desejam repatriar atletas podem ter perdido um alvo neste domingo: Paulinho, do Tottenham-ING. Alvo de Corinthians e Cruzeiro, mas o Timão anunciou que recebeu resposta negativa por parte dos ingleses sobre a chance de negociar o volante por empréstimo. Quem pode chegar ao Brasil é o atacante colombiano Riascos, do Morelia-MEX. Em entrevista à "Rádio Itatiaia", ele disse que foi informado pelo seu empresário da possibilidade de se transferir para o Cruzeiro em 2015. O clube mineiro, porém, garantiu não existir nenhuma conversa ou negociação com o atleta, que por muito pouco não virou carrasco do rival Atlético-MG na Libertadores do ano passado. Quando defendia o Tijuana-MEX, perdeu um pênalti no último minuto no Independência que eliminaria o Galo nas quartas de final.

E num dia pouco movimentado no mercado brasileiro, as especulações da imprensa internacional chamaram a atenção. O jornal paraguaio "ABC Color" revelou que o Olímpia-PAR tem no nome do volante Riveros, do Grêmio, como a grande contratação do clube para 2015. Na Europa, o diária português "A Bola" colocou o zagueiro Léo, que renovou contrato recentemente com o Cruzeiro, na mira do Sporting-POR. Segundo a publicação, a investida seria realizada em janeiro. E na Espanha, o periódico "La Opinión", de La Coruña, informou que o Deportivo La Coruña estuda a contratação de Mattheus, filho do Bebeto. O meia de 20 anos tem contrato com o Flamengo até maio de 2016, mas está fora dos planos de Vanderlei Luxemburgo.


Fonte: GE


SRN

Fonte: http://www.noticiasfla.com.br/2014/12/vai-e-vem-vasco-fecha-com-marcinho-e-sobis-com-tigres.html

Flamengo espera por Conca no Corinthians.









Apesar de ser domingo, o mercado da bola foi movimentado. Várias reforços foram fechados, houve espaço para negociações e até para garantia de permanência de atleta. O Vasco, por exemplo, deve ter pelo menos dois reforços anunciados nesta segunda-feira. Em entrevista coletiva marcada para as 14h30, o presidente Eurico Miranda deverá anunciar o meio-campo Marcinho, que tem passagens pelo Flamengo e jogou pelo Vitória no Brasileirão deste ano, além do meio-campo Matheus Índio, que chegou a entrar contra o Vasco na Justiça e cujo último clube de atuação fora o Santos.

Outra notícia que movimentou o mercado foi a ida de Jadson para o Flamengo, transação que agora ganhou mais um ingrediente. Isso porque, para liberar o atleta ao Rubro-Negro, o Corinthians espera por Conca, por quem fez proposta e aguarda a resposta do Fluminense. O Corinthians, também acabou sendo assunto de outra notícia. Segundo o gerente de futebol do clube, Edu Gaspar, o meio-campo Lodeiro deverá permanecer na equipe, mesmo com os já manifestados interesses do Boca Juniors e do técnico do Internacional, Diego Aguirre, no atleta.

E teve ainda um caso "quase fechado". O clube Tigres, do México, publicou uma foto do atacante Rafael Sobis, atualmente no Fluminense, chegando ao país para resolver seu contrato. Cabe ressaltar que o empresário do jogador, Jorge Machado, postou uma imagem no início da tarde, de Sobis e de seu filho, Kauê Machado, na classe executiva de um avião.

O domingo também teve espaço para empréstimos. O São Paulo, que segue trabalhando para solucionar a situação dos jogadores que voltam de empréstimo ou estão encostados e não serão aproveitados pelo técnico Muricy Ramalho, negociou, com validade de um ano, o lateral-direito Caramelo à Chapecoense. Outro empréstimo concretizado foi o do atacante Biro Biro, que deixa o Fluminense para vestir a camisa da Ponte Preta.

Mais contratações fechadas também merecem destaque. O atacante Gil, após passagem pelo Ceará, voltará ao São Bernardo. Já o volante Alisson, ex-Caxias do Sul, foi integrado ao elenco do Macaé.

E, ainda uma manifestação de interesse: o Botafogo fez um contato inicial com o lateral-esquerdo Cortez, atualmente, no São Paulo, que demonstrou animação com a ideia de retornar ao Fogão. Vale lembrar que, na noite deste sábado, o time da Estrela Solitária anunciou Antônio Lopes como novo gerente de futebol. O novo dirigente alvinegro já se pronunciou prometendo títulos e dizendo que vai apostar na mescla entre experiência e juventude no time. Quem também se pronunciou no dia foi o técnico Renê Simões, que disse que o clube pode contratar até 16 jogadores e elogiou o uruguaio Loco Abreu.

FLAMENGO EM OUTRA ESPERA

Não é apenas por Conca no Corinthians que o Flamengo deverá esperar para ter mais um reforço. O clube deve aguardar também um acerto de bastidores no Grêmio. Isso porque o Tricolor gaúcho pretende emprestar o zagueiro Bressan ao Rubro-Negro somente após prorrogar o vínculo do atleta em um ano.


Fonte: Lancenet


SRN

Fonte: http://www.noticiasfla.com.br/2014/12/flamengo-espera-por-conca-no-corinthians.html

André Santos diz que Zico 'salvou' seu ano.









Um dos organizadores do duelo beneficente “Jogo das Estrelas de Santa Catarina”, André Santos admitiu que o ano de 2014 não foi como o esperado. A saída conturbada do Flamengo em direção à Índia, no entanto, salvou a temporada, segundo disse o jogador ao SporTV. O lateral-esquerdo não economizou elogios a Zico, treinador do FC Goa e responsável por sua ida à equipe, em setembro.

- Minha temporada não foi das melhores, não posso ser hipócrita e dizer que foi. Realmente não foi. O ano de 2014, posso parar e fazer muitas reflexões. Mas, graças a Deus, nos últimos quatro meses, tive essa pessoa maravilhosa na minha vida que foi o Zico, que me deu uma excelente oportunidade. Com esses quatro cinco meses, consegui ganhar o ano. Foi proveitoso para mim. Espero ter um ano de 2015 muito melhor.

André Santos teve seu contrato rescindido como Flamengo, tendo seus últimos dias no clube marcados por uma agressão de torcedores em Porto Alegre após uma goleada sofrida por 4 a 0 para o Internacional. O jogador disse que pode defender um novo clube em 2015, inclusive no Brasil.

- Com certeza temos coisas para acontecer. Nos próximos dias posso falar. Mas não temos nada de concreto. Acredito que vem boa novidade.

André Santos ainda afirmou ter sido uma honra atuar ao lado de Zico no “Jogo das Estrelas” organizado pelo Galinho, no Maracanã.

- Uma experiência fantástica. Ele é um ícone do esporte mundial, respeito muito e aprendi a ter um carinho especial. Jogar com ele e ver como faz o povo feliz, chegar no Maracanã e ver mais de 50 mil pessoas. O que ele conquistou no futebol não dá para tirar. Agora é descansar, ver os amigos.


Fonte: SporTV


SRN

Fonte: http://www.noticiasfla.com.br/2014/12/andre-santos-diz-que-zico-salvou-seu-ano.html

Flamengo, Corinthians e Jadson estão empolgados.









"O mundo é um lugar pequeno e mal frequentado." A frase foi cunhada por Luis Fernando Veríssimo. E é mesmo. Fui exercer a prosaica obrigação de cortar os cabelos. Para a minha surpresa fui avisado que um jogador do Corinthians havia acabado de sair. Por curiosidade, perguntei quem era. A resposta veio direta, com complemento. "Quem veio foi o Jadson do Corinthians. Além de cortar, ele colocou uma tinta preta. Para esconder os cabelos brancos. Parece que ele passou muita preocupação este ano."

A inconfidência demonstra algo muito interessante. Realmente, 2014 foi uma gangorra para Jadson. No início do ano ele estava encostado, desanimado no São Paulo. Foi envolvido na ida de Pato ao Morumbi. Foi feliz da vida para o Corinthians. Tinha certeza de que a passagem seria uma reviravolta na carreira. Começou muito bem. Só que sucumbiu. Não conseguiu ser o jogador intenso que Mano Menezes precisava. Acabou na reserva do reserva. A primeira opção para entrar no time era Danilo.

Foi um alívio no São Paulo. Afinal de contas, Muricy não estava enganado. Jadson continuava um jogador de grande potencial. Na definição do treinador, ele é inteligente taticamente. Dono de um chute certeiro. Com ótima visão para assistências. Mas instável. A primeira partida ruim parece ser a senha de uma sequência cada vez pior. Que acaba custando a sua posição de titular. Depois deixa de ser a primeira opção para o meio. Até que termina esquecido. Criou a fama de facilmente se abater. Com essa personalidade, sua passagem pela Seleção foi relâmpago.

Juvenal Juvêncio gastou R$ 11 milhões para tirá-lo do Shakthar Donestk. Ele foi para a Ucrânia depois de se destacar no Atlético Paranaense. Para complicar de vez sua passagem pelo Morumbi, Paulo Henrique Ganso foi contratado. Jadson jogou muito futebol de salão na sua adolescência. É um meia de toques curtos, rápidos. Ganso é exatamente o contrário. Lento, de toques longos. O casamento fracassou. E Jadson foi repassado para o Corinthians.

Mano Menezes teve várias conversas com o meia. Explicou o quanto precisava e confiava nele. Mas não teve resposta. Sua inexplicável apatia foi assunto de várias reuniões. Inclusive com psicólogo. Mas nem eletrochoque parecia que daria jeito. Tite sabe de tudo o que se passou no Parque São Jorge no ano em que estava longe. Se a saída de Jadson foi uma maneira de o clube conseguir recursos para tentar Conca ou manter Guerrero, está tudo certo.

Vanderlei Luxemburgo foi avisado. O Flamengo não fará grandes contratações esse ano. O foco da diretoria está em continuar diminuindo as dívidas. Mas terá uma equipe melhor. Não há a menor intenção de correr o risco de rebaixamento, como foi neste Brasileiro.

Uma negociação rara. Corinthians, Flamengo e Jadson estão empolgados. O meia está a meio passo de ser anunciado como novo camisa 10 de Vanderlei Luxemburgo. Bom para todos os envolvidos...

O treinador está atento às ofertas de mercado. E Jadson é um produto em baixa. De custo acessível. E de possível recuperação. Como é de seu feito, ele garantiu ao novo executivo do clube da Gávea, Rodrigo Caetano. "Contrata que eu recupero, valorizo."

Desde então as conversas sigilosas cresceram entre dirigentes flamenguistas e corintianos. Até que vazaram neste sábado modorrento de final de ano. Jadson gosta de mostrar o que está sentindo nas redes sociais. Religioso, agradecia a Deus sua transferência para o Parque São Jorge.

"Obrigado Senhor pelo novo desafio na minha vida." E ao lado destas palavras, uma foto com a camisa de treino do Corinthians.

O desafio de atuar bem no novo time não foi vencido. Foi titular apenas 31 vezes. Saiu da reserva 12 vezes. 19 partidas, nem isso. Marcou apenas oito gols. Ele ganhava R$ 250 mil no São Paulo. Seus salários no Corinthians passaram a ser de R$ 300 mil. É um atleta caro diante da sua falta de produtividade.

Apelando para a 'linguagem dos sinais', Jadson já deixou claro que a negociação com o Flamengo está mais do que avançada. Está para ser anunciada. O meia tratou de postar uma foto vestido com uma camiseta Adidas, sua patrocinadora oficial. Concorrente de morte da rival Nike, fornecedora de material esportivo para o Corinthians. A cor da camisa escolhida por Jadson: vermelha. Semelhante às que o Flamengo usa nos seus treinamentos.

1reproducaotwitter Uma negociação rara. Corinthians, Flamengo e Jadson estão empolgados. O meia está a meio passo de ser anunciado como novo camisa 10 de Vanderlei Luxemburgo. Bom para todos os envolvidos...

A multa rescisória de Jadson no Corinthians é baixa R$ 15 milhões. Mas o mau momento do jogador facilita a pechincha, a diminuição do preço. O clube paulista quer negociá-lo em definitivo. Não quer saber de empréstimo. Na avaliação do clube, o melhor é fazer dinheiro com ele. O meia já tem 31 anos.

Luxemburgo garante que sabe como recuperá-lo. E torná-lo o meia ágil, rápido, inteligente que precisa. Já que, sem muitos reforços, o treinador apelará para o bom e velho plano tático. Contragolpes rápidos em velocidade. Foi assim que o time conseguiu se salvar da Segunda Divisão, ou 'confusão' como batizou Vanderlei.

Jadson está muito perto de mais uma tentativa de salvar sua carreira. Mostrar seu potencial em outra equipe de muito apelo popular. A sequência pode ser mais do que interessante. São Paulo, Corinthians e Flamengo. A diretoria flamenguista não desmente que a negociação está bem adiantada.

Acredito que não encontrarei mais Jadson mantendo o seu cabelo preto. Salões não faltam no Rio de Janeiro. Assim como as preocupações na Gávea, capazes de embranquecer muitas cabeleiras. Ou talvez aconteça o encaixe no time e ele viva momentos de alegria. Pode ser.

Mas dificilmente acontece um negócio assim como esse. Na teoria, muito interessante para as três partes. Corinthians, Flamengo e para o jogador. A camisa 10 do Corinthians não cabe mais nas costas de Jadson. Mas a do Flamengo, sim...


Fonte: Blog do Cosme Rimoli


SRN

Fonte: http://www.noticiasfla.com.br/2014/12/flamengo-corinthians-e-jadson-estao-empolgados.html

sábado, 27 de dezembro de 2014

Zico fala da emoção de jogar com o neto.









Anfitrião do Jogo das Estrelas, Zico era um dos mais satisfeitos após o fim da partida deste sábado no Maracanã. Emocionado, o Galinho falou sobre importância da realização de mais uma edição do torneio e da felicidade por poder fazer uma homenagem em 2014 aos jogadores estrangeiros.

- Fico muito feliz em poder neste ano fazer uma homenagem aos estrangeiros, que muitos contribuíram para o nosso futebol. O resultado hoje pouco importa. O importante é que todo mundo jogou, está satisfeito. Foi uma grande festa - afirmou em entrevista ao "SporTV".

Um dos momentos mais emocionantes aconteceu já no fim do jogo, quando o neto de Zico, Felipe, entrou em campo. O avô coruja falou entusiasmado sobre a experiência.

- Ano passado ele não quis entrar, mas hoje felizmente ele driblou a timidez e fez parte da festa. Dei um passe para ele e ele fez o gol - declarou.

Por falar em bola na rede, Zico deixou sua marca no primeiro tempo. E creditou a finalização aos ensinamentos do pai, seu Antunes, quando era mais novo.

- O seu Antunes sempre me falava, bate no canto do goleiro, cruzado, que não tem defesa. O gol sempre é para ele - finalizou.

Esta foi a décima primeira edição do Jogo das Estrelas.


Fonte: Lancenet


SRN

Fonte: http://www.noticiasfla.com.br/2014/12/zico-fala-da-emocao-de-jogar-com-o-neto.html

Tudo o que rolou no vai-e-vem deste sábado.









O sábado foi de pouca movimentação no mercado da bola. Apesar disso, houve novidades. Sem alarde, o Flamengo colocou o meia Jadson, do Corinthians, em sua alça de mira para ser o camisa 10 da equipe em 2015. O São Paulo, por sua vez, fechou com Daniel, ex-atacante do Botafogo que havia sido reprovado nos exames médicos realizados pelo Palmeiras durante a semana.

Aos 31 anos, Jadson é o nome esperado para ocupar a lacuna deixada por Ronaldinho Gaúcho, que saiu do clube em 2012 – desde então, o Rubro-Negro segue sem um meia de criação clássico. Assim, o clube carioca precisa comprar os direitos do atleta junto ao Corinthians.

Destaque do Botafogo na pífia campanha do time no último Brasileirão, Daniel viu as portas do Palmeiras se fecharem após os resultados dos exames médicos, realizados na última terça, não terem sido satisfatórios. O atacante de 20 anos, porém, assinou contrato de três temporadas com o São Paulo neste sábado. O jovem tem uma lesão no ligamento cruzado do joelho direito e precisará de um período de tratamento para ser utilizado pelo Tricolor.

Por falar no Alviverde, o atacante Osvaldo interessa ao Palmeiras. O atacante do São Paulo tem o aval do técnico Muricy Ramalho para ser negociado e pode mudar de ares em 2015. Ele possui contrato até o fim de 2015.

O Corinthians, que está atrás de Conca, sonha repatriar um ídolo recente. O clube do Parque São Jorge espera uma resposta do Tottenham à proposta feita por Paulinho. O Timão e o volante – em baixa na Europa – já se entenderam sobre os termos do contrato. A diretoria corintiana espera um retorno dos ingleses nas primeiras semanas de janeiro.

Outro volante que desperta a atenção no cenário nacional é Nilton, bicampeão brasileiro pelo Cruzeiro em 2013 e 2014. A primeira proposta do Internacional pelo cabeça de área foi recusada, mas, antes do fim deste ano a transferência ser concretizada, segundo Wagner Ribeiro, empresário do atleta. Os valores são mantidos em sigilo, mas é certo que o contrato será em definitivo.

Na Série B, o panorama é mais modesto. O Botafogo tenta a volta de Cortez, que teve boa passagem em 2011. O lateral-esquerdo possui vínculo com o São Paulo – que não se interessa por sua manutenção – até 2016. O principal entrave é o salário do ala, pois o teto salarial do Glorioso para a próxima temporada é de R$ 50 mil.


Fonte: GE


SRN

Fonte: http://www.noticiasfla.com.br/2014/12/tudo-o-que-rolou-no-vai-e-vem-deste-sabado.html

Flamengo agenda reunião com Vélez por Lucas Romero.









Os objetivos são simples: Fazer dinheiro com vendas, encolher o passivo de maneira que permita sustentar a realidade de alguns meses até o balanço final, e se reforçar com nomes disponíveis. Este é o plano definido pela administração de Raúl Gamez.

Cumprida ao pé da letra, o novo balanço que será entregue em outubro, terá um passivo inferior a 100 milhões de pesos (cerca de R$ 31 milhões).

Enquanto isso, o Clube tenta reativar propostas por Lucas Romero. O volante, que seria transferido na primeira proposta por cerca de 5 milhões de euros, tem a chance de ir para o Brasil e jogar no Flamengo.

O clube brasileiro realizou uma proposta que incluía dinheiro e o passe de Héctor Canteros, que a princípio foi rejeitado, já que o Vélez procura dinheiro. No entanto, cartolas do Clube carioca devem chegar a Buenos Aires na manhã de segunda-feira para uma reunião com a diretoria do Clube argentino.

Informações de info Vélez*

Matéria escrita por Eduardo El Khouri


SRN

Fonte: http://www.noticiasfla.com.br/2014/12/flamengo-agenda-reuniao-com-velez-por-lucas-romero.html

A saída para os clubes é o programa de sócio-torcedor.









O novo momento do esporte brasileiro, a saída de investidores, o boom dos eventos, as novas frentes de atuação do Campeonato Potiguar de Futebol, a crise do vôlei com a saída do Banco do Brasil são alguns dos assuntos que o jornalista Alan Oliveira comenta nessa entrevista. Diretor da empresa que assessora a Federação do RN de Futebol na área de marketing defende parcerias com a iniciativa privada para fomentar o esporte nas escolas públicas, destaca o crescimento do MMA e garante que a solução para viabilidade dos clubes está no programa sócio-torcedor.

Como avalia o novo momento de investimentos no marketing esportivo?

O momento Copa do Mundo, da prévia, já acabou. Muitos foram as empresas que investiram forte no setor. Agora é um período de ativar quem está satisfeito com os resultados, principalmente dos últimos quatro anos. A economia do Brasil não passa por um bom momento, não segredo para ninguém, ou seja, exibe criatividade ao lançar bons produtos, fidelizar os parceiros e realizar todas as entregas prometidas. O mercado de marketing esportivo está cada vez mais exigente e muitas vezes confundido só com comercialização de produtos, a captação de patrocínios. A comunicação é chave nesse processo e ter bons produtos faz toda a diferença.

E essa ‘bolha’ de patrocínios estourou?

Começou para algumas frentes de produtos. É preciso sempre inovar e ser rápido para ficar atento as mudanças no setor. Vamos lá! Em Minas Gerais, o BMG já anunciou o fim do patrocínio com Atlético Mineiro e Cruzeiro, campeões este ano da Copa do Brasil e do Brasileiro, respectivamente. No Rio de Janeiro, a Unimed deixou o Fluminense, agora com Guaraviton, após saída do Botafogo. A Caixa é uma grande dúvida para 2015, dependendo do posicionamento econômico após a chegada do novo ministro da Fazenda a partir do próximo ano. O patrocinador máster do futebol está sumindo, caso isolados e alguns como a própria Caixa e o Banrisul como o Grêmio e o Internacional, o que está fortalecendo os pontuais, marketing de oportunidade em eventos especiais.

E se a Caixa deixar de patrocinar o futebol?

A Caixa Econômica encontrou no futebol um grande negócio utilizando os clubes, cada um com suas particularidades, uma forma de patrocinar, de ter uma imagem simpática junto as torcidas das equipes parceiras. Mas ninguém consegue garantir tal permanência. Hoje, na Série A, são sete os clubes: Corinthians, R$ 30 milhões; Flamengo, R$ 25 milhões, Atlético Paranaense, Coritiba e Vitória ganham R$ 6 milhões. Figueirense embolsa R$ 4,5 milhões. E a Chapecoense, R$ 4 milhões. Na Série B, o Vasco era o privilegiado, R$ 15 milhões. O Atlético Goianiense recebe R$ 2,5 milhões. O Paraná Clube, o América-RN e o ABC, R$ 2 milhões, cada. Na Série C, CRB e ASA de Arapiraca, R$ 500 mil, cada um.

E qual a saída para viabilizar os clubes?

Em relação aos clubes, o programa de sócio. O Internacional é a grande prova, um case. Estive este semestre em Porto Alegre, recentemente, e constatei mais como eles fazem o sócio a grande estrela, a atração do clube. Fatura mais de R$ 40 milhões, por ano, valor maior que a cota de televisão. São mais de 100 mil sócios ativos, com 20% desse número que direito ao voto para eleger o novo presidente no último dia 13. O associado precisa viver o dia a dia de sua paixão. Além de cobrar time forte, ele gosta de participar mais, de ter desconto na rede credenciada, na loja, ter acesso com ou sem desconto aos jogos, estacionamento, acesso aos treinos, eventos, de ter experiências únicas com seus ídolos, privilégios que só ele oficial tem, fazer valer sua vantagem em relação ao simples torcedor que compra apenas o ingresso. Medidas com o programa que sejam de ações populares, como preço promocional de ingresso, são contra o futuro da maior arrecadação do clube: o sócio torcedor.

Está faltando patrocinador para investir no esporte?

O momento econômico fez mudar o foco de muitas empresas e a principal deles é apostar no local. Nosso cliente, o Campeonato Potiguar, com a Federação Norte-rio-grandense de Futebol (FNF), tem tudo para ter muito mais empresas locais que nacionais em 2015, bem diferente de anos anteriores. Para o aporte de empresas de atuação nacional não há como atender vários estados, a resposta pronta que não há como patrocinar só um estado, sem fazer em outro. Agora é a hora do patrocinador local que tem tudo para ter a visibilidade com o futebol para vender mais seus produtos, ao fidelidade sua marca em público consumidor, em todas as classes, tendo uma marca simpática com todas as torcidas.

E como atrair as empresas locais para o Campeonato Potiguar de Futebol?

Na agência, na 10, fizemos um estudo e estamos com projeto pronto que tem tudo para ser pioneiro no Brasil. O poder público tem seu papel, claro, mas apresentamos para nosso cliente, a FNF, uma solução atrativa para empresas e torcedores, que nos próximos iremos anunciar. É um conceito de outlet americano, é garantir benefícios para os patrocinadores e quem vai ganhar muito é o torcedor.

A saída do Banco do Brasil do vôlei vai gerar uma crise para o esporte?

O Banco do Brasil fez muito pelo esporte brasileiro, pelo voleibol. Gerir recurso público no Brasil exige responsabilidade. Gerenciar o contrato do patrocínio da CBV (Confederação Brasileira de Voleibol), parceiro do vôlei há 23 anos, como foi apontado pelo relatório final da Controladoria-Geral da União (CGU), é muita irresponsabilidade, com as denúncias apontadas. Os contratos irregulares, segundo a CGU, têm juntos o valor de R$ 30 milhões em pagamentos feitos entre 2010 e 2013.

O MMA é o esporte da vez?

É uma indústria que cresce muito. Ao ter a oportunidade de trabalhar este ano com o UFC, em Natal, observei o quanto engaja fãs, uma legião de apaixonados, consumidores pela marca, pelo esporte. Outra organização que está em excelente momento é o Bellator, no Rio Grande do Norte hoje com o único campeão mundial de MMA, Patrício Pitbull. Claro, não podemos esquecer de Renan Barão, do UFC, recentemente campeão, e um tantos atletas que estão sendo formados no Rio Grande do Norte, um celeiro de campeões.

O esporte educacional tem saída?

Há sim. O Rio Grande do Norte já revelou ídolos nas escolas, tais como Virna, Oscar, Juliana Felisberta e tantos outros. Acho que uma parceria público privada por ser a saída para fomentar essa atividade no Estado. A realização de mais eventos, premiar sistematicamente os destaques, garantir o resultado educacional de forma integrada faz toda diferença para formar o cidadão do futuro. O que observamos são ações isoladas. Esporte é educação, cultura, lazer, entretenimento, gera emprego e renda para o Estado e precisa está na pauta dos governos.

Quem

Alan Oliveira - Jornalista, pós-graduado em Administração e Marketing Esportivo, com curso de Gestão em Arenas Multiuso pela Trevisan, Alan Oliveira traz a experiência de quase 20 anos no setor de comunicação empresarial e esportiva. Foi destaque em 2010 e 2011 ao gerenciar o marketing do ABC ao conquistar 10 mil sócios, em apenas seis meses, fez a integração dos processos da transição no Náutico-PE entre os Aflitos e a Arena Pernambuco, é responsável pelo marketing da Federação Norte-rio-grandense de Futebol há 3 anos, recentemente iniciou consultoria ao Gama, do Distrito Federal, além de ser o sócio diretor da 10 Sports e da Fácil Comunicação, prestando de serviços de comunicação, tais como o UFC em Natal (2014), atletas, eventos, empresas, campanhas eleitorais.


Fonte: Tribuna do Norte


SRN

Fonte: http://www.noticiasfla.com.br/2014/12/a-saida-para-os-clubes-e-o-programa-de-socio-torcedor.html

sexta-feira, 26 de dezembro de 2014

Léo Moura pode chegar a 50 gols na carreira.









O lateral-direito Léo Moura, que renovou contrato por mais seis meses com o Flamengo, está próximo de escrever mais um importante capítulo na trajetória dele no futebol. Faltam três gols para alcançar a marca de 50 gols na carreira.

O feito pode acontecer na disputa do Campeonato Carioca. Léo Moura, que disputou 511 jogos no clube Rubro-negro não esconde a frustração por ter tido poucas chances para defender a Seleção Brasileira.

"Pelo momento que eu tava vivendo quando fui convocado, achava que pudesse ter uma sequência maior de jogos. Chegar na Seleção é o maior objetivo que o jogador quer, e graças a Deus eu consegui. Não guardo mágoa por não ter voltado, mas poderia ter tido mais chances."

O jogador tem apenas uma convocação para a Seleção Brasileira, atuou na vitória por 1 a 0 sobre a Irlanda, em 2008, na era Mano Menezes.

Fonte: Rádio Tupi


SRN

Fonte: http://www.noticiasfla.com.br/2014/12/leo-moura-pode-chegar-50-gols-na-carreira.html

Arouca e Robinho entram em pauta no Flamengo.









Como já dissemos, o Flamengo trabalha na contratação de um segundo volante, um meia e dois atacantes.

Os nomes do volante Arouca e do atacante Robinho, ambos do Santos, estão na pauta.

O primeiro, fica sem contrato com o clube paulista na semana que vem.

O outro, cujos direitos econômicos pertencem ao Milan, está disponível para compra.

Flamengo e os 20 anos da Operação Romário...

Há exatamente 20 anos, o então presidente do Flamengo Kleber Leite recebia em seu escritório, no Jardim Botânico, ninguém menos do que o melhor jogador do mundo eleito pela Fifa: Romário.

Era o primeiro ato da operação que terminou duas semanas depois com a contratação do astro da seleção brasileira na conquista do tetracampeonato mundial, figura principal da constelação do Barcelona comandada pelo técnico holandês Johan Cruyff.

Romário saiu das areias da praia na Barra da Tijuca, vestiu short e camisa, calçou o tênis no banco de cimento ao lado do quiosque que frequentava, e foi negociar ele mesmo, diretamente com o recém-empossado presidente rubro-negro.

Tinha em mente tudo esquadrinhado, desde os valores que deveriam ser oferecidos aos catalães, aos patrocinadores que se interessariam bancar a operação.

Do passo-a-passo fundamental para o fechamento do negócio, aos detalhes do cronograma entre sua reapresentação ao Barça e sua chegada triunfal no Rio para jogar no Flamengo.

Feito histórico para o futebol brasileiro _ foi o primeiro jogador repatriado no auge da carreira.

Números

Em termos de conquistas, o investimento de US$ 4,5 de dólares, surpreendente para a época, não foi lá grandes coisas: dois títulos Estaduais (1996 e 99) e dois torneios continentais: a Copa Ouro sul-americana (96) e a Copa dos Campeões Mundiais (97).

Mas Romário renovou a autoestima dos rubro-negros e cativou uma nova legião de torcedores do clube. Fez 204 gols em 240 jogos, com média de 0,85 gols por partida, o terceiro melhor da história _ atrás de Leônidas e Pirilo.

O fim

O Baixinho interrompeu sua trajetória na Gávea saindo por duas vezes para jogar no Valência, da Espanha, em 1996 e 97, e deixou o Flamengo definitivamente em 99. Retornou para São Januário e no Vasco ainda conquistou o Brasileiro e a Mercosul de 2000.

Jogou também no Fluminense, e ainda se aventurou pelo Catar e Estados Unidos, antes de fazer seu milésimo gol vestindo a camisa vascaína, em 2007.

Joia

Quem vai ficar com Erick, a joia do Brasileiro, meia-atacante que marcou 15 gols em 39 partidas disputadas com a camisa do Goias, nesta temporada?


Fonte: Blog do Gilmar Ferreira


SRN

Fonte: http://www.noticiasfla.com.br/2014/12/arouca-e-robinho-entram-em-pauta-no-flamengo.html