sexta-feira, 1 de agosto de 2014

Folha de SP distorce pesquisa para igualar Corinthians ao Fla.









Vocês que há apenas uma semana a acompanham o Blog Teoria dos Jogos em seu novo endereço, sabem que este espaço se notabiliza pela divulgação (muitas vezes exclusiva) de pesquisas de torcida. Todas elas estão disponíveis nos arquivos do Globoesporte.com (clique aqui e aqui para acessá-las), embora não se saiba por quanto tempo o portal nos fará esta gentileza. É importante esclarecer aos leitores que este importante mapeamento continuará até o momento em que o país se encontrar inteiramente pesquisado – ou algo próximo disto.

Sendo assim, vamos às novidades. Recentemente o Datafolha divulgou interessante pesquisa dentro de uma das arenas da Copa. Durante a partida entre Brasil e Chile (28/06/2014), o instituto foi ao Mineirão (Belo Horizonte) e traçou o perfil do torcedor presente ao estádio. A configuração dos presentes àquelas oitavas-de-final foi a seguinte:


Trata-se de um perfil diferente do verificado na capital mineira, com enorme quantitativo de flamenguistas (12%), corintianos (12%) e são paulinos (9%) em detrimento de cruzeirenses (22%) e atleticanos (18%). Não se pode chegar a qualquer conclusão que não o fato de que muitas pessoas viajam durante a Copa do Mundo, mudando substancialmente o perfil das amostras à época do torneio. Mas o que realmente surpreendeu não foi isto.

A título de comparação, o Datafolha confrontou os números coletados na arena mineira com um levantamento recente feito pelo próprio instituto. Uma pesquisa que, vejam vocês, sequer veio a público.

Segue:


Como se pode ver, o estudo foi feito “entre 03 e 05 de junho de 2014”. Em consulta ao site do instituto (clique aqui), descobrimos se tratar de uma pesquisa elaborada vésperas da Copa do Mundo, abordando unicamente questões relativas às expectativas sobre o torneio. Não houve qualquer citação à preferência clubística dos entrevistados, embora a amostra tenha sido uma das melhores já elaboradas pelo Datafolha (4.337 pessoas, 207 municípios, margem de erro de 2 pontos percentuais).

Mas é a análise dos números que levanta dúvidas quanto à possível conveniência de se ocultá-los.

Segundo a nova pesquisa, o Flamengo teria 18% das preferências nacionais, e não 16% conforme a última pesquisa Datafolha. Já o Corinthians teria 14%, e não os… 16% da pesquisa anterior. Vocês se lembram que pesquisa é esta a que me refiro?

Os grandes portais esportivos podem refrescar nossa memória…


Fonte: Teoria dos Jogos


SRN

Fonte: http://www.noticiasfla.com.br/2014/07/Folha-SP-distorce-pesquisa-igualar-Corinthians-Fla.html

0 comentários:

Postar um comentário