sexta-feira, 30 de janeiro de 2015

Parabéns, Romário! Valeu gênio!









Ser Flamengo - A escolha de um ídolo é muito pessoal. Cada um tem o seu por milhares de particularidades. No futebol principalmente. Um gol decisivo, uma jogada genial ou um encontro podem marcar a vida do torcedor e transformar seres humanos em mitos! Poucas exceções são unanimidades! Muitos contestam, mas cada um tem a sua história com determinado jogador!

Não sei o que me fez ser fã do Romário! A relação de fã e ídolo aconteceu naturalmente. Romário ainda não despontava no Flamengo! Aliás, ele estava longe de jogar pelo Flamengo. Seus dois gols contra o Uruguai nas eliminatórias 1993 para a Copa do Mundo dos Estados Unidos 1994 me marcaram tanto que é até hoje uma das minhas primeiras lembranças mais marcantes de futebol. Meu pai comemorava com um louco aqueles gols. Para um menino de 9 anos, aquilo parecia até um pouco de loucura, mas não demorou muito para entendê-lo.

Em 1994, Romário arrebentou na Copa do Mundo. Após trazer a taça e levantar o troféu de melhor jogador do Mundo, o Baixinho desembarcou em 1995, na Gávea, ano do centenário do Flamengo. A maior contratação do futebol brasileiro de todos os tempos. Foi como se hoje algum Clube trouxesse o Cristiano Ronaldo. Incrível ver o meu ídolo com o Manto Sagrado do meu time!!!

Essa época me marca também porque foi quando comecei a frequentar o Maracanã e aprender que lugar de torcedor é na arquibancada. Tive o privilégio de ver muitos gols do Baixinho com o Manto Sagrado. O primeiro gol no Fluminense, o primeiro título que não foram muitos. Sim! Faltaram títulos, mas não faltaram gols e uma sinergia ímpar com a Nação Rubro-Negra! Romário defendeu o Flamengo como se nascesse dele! Romário fazia gols pelo Flamengo como se tivesse aprendido nele!

Romário foi gênio. Na grande área o maior especialista! Poucos se equivaleram ao faro e a técnica apurada na pequena área. Jogador que se reinventou com o passar dos anos! Romário só pode ser comparado a outros gênios! O Baixinho é gigante! Ele merecia um time melhor nos seus tempos de Flamengo.