sexta-feira, 21 de novembro de 2014

Léo Moura em Foco.









Ontem li algumas reportagens falando sobre quais jogadores estavam quase certos para renovar e me deparei com o nome do capitão ancião que está ansioso pelo 10° ano no Flamengo. Entretanto, importante ressaltar que não são contínuos, já que em 2012 seu contrato não foi renovado e a atual diretoria o recontratou após Léo Moura estar livre no mercado e não ser procurado por nenhum outro clube!

Já que tudo indicava a renovação por mais um ano e que meu companheiro de blog cobriria o jogo no Twitter, resolvi ver a partida prestando atenção no Léo Moura, com foco na lateral direita o jogo todo. O que eu vi não foi novidade, mas fui surpreendida ao ver que ao externar minha indignação muitas vozes ecoavam a mesma opinião nas redes sociais.

Vamos começar com a análise da postura de Léo Moura como capitão. Como todos sabemos o Flamengo perdeu de 4 x 0 para o Atlético-MG, já no primeiro tempo a goleada se desenhava e Paulo Victor fazia uma série de defesas difíceis e, o que poderíamos esperar de um capitão num cenário como este?

No primeiro momento, o capitão deveria procurar orientar a defesa, conversar com o juiz chamando a atenção para o modo como os jogadores adversários estavam jogando forçando e simulando faltas, mas o que vimos não foi nada disto e olhe que o microfone da Globo captou Luxemburgo pedindo que Léo Moura orientasse a defesa ainda no início do 1° tempo. Um capitão de verdade não precisaria ter recebido tal orientação, ele é proativo e tende a ser o comandante em campo, orientar os companheiros, passar tranquilidade, enxergar o jogo.

Quando o Flamengo tomou o 2° gol alguém lembra de ter visto Léo Moura conversar com os outros jogadores em campo? Vê-lo chamar os companheiros pro jogo, motivar, passar instruções, orientar o posicionamento, chamar a responsabilidade ou até mesmo dar uma bronca após um ato de displicência marcando que aquilo não era pelada de fim de ano e sim uma partida de Campeonato Brasileiro assistida por 40 milhões de rubro-negros?

Léo Moura N-U-N-C-A age como capitão, em 2013 todos costumávamos dizer que Elias era o capitão moral, este ano é Wallace, que aliás ontem de tão puto com o time deu uma de David Luiz num lance no 2° tempo e partiu com a bola da defesa até sofrer falta no meio campo. Assim eu pergunto, porque no Flamengo antiguidade tem que ser o critério quando isso é o que menos importa?

Agora vamos analisar Léo Moura em sua teórica função em campo: Lateral Direito. Por definição esperamos que apoie o ataque e recomponha a 1ª linha de defesa impedindo uma chuva de cruzamentos para a área, principalmente quando isto é um ponto fraco do time defensivamente.

Sei que é doloroso, mas se puderem vejam o VT observando Léo Moura em campo. Tardelli e Luan jantaram Léo Moura com farofa, caíram o 1° tempo por ali e sempre passavam pela direita, na maioria das vezes sob as vistas do capitão e, quando raramente este tentava dar o bote, ficava de bunda no chão. Leonardo Moura ainda sempre marca a 1,5 ou 2 metros do adversário, em um lance típico viu Luan receber a bola, dominar, dançar e fazer um belíssimo passe para a entrada da área para o companheiro entrar entre os zagueiros e, detalhe, sem que o digníssimo capitão fizesse qualquer sinal de que tentaria roubar a bola ou tentar bloquear o passe.

Uma das estratégias dele é correr (leia-se trotar como um potrinho) na direção oposta de onde a bola vai, deixando que outros jogadores tentem fazer a marcação enquanto ele fica apenas olhando a meia distância. Em um exemplo simples, no 2° tempo ele se moveu diagonalmente para trás e viu passivamente Gabriel, Nixon e Márcio Araújo tentando recuperar a bola a 2 metros de si.

Agora vamos analisar os lances dos gols, que estão no vídeo abaixo.