Bom dia a todos,
Bom pessoal apesar de ultimamente não gostar nem um pouco do Ronaldo fenômeno, devido aos ultimos acontecimento dele envolvendo o Flamengo ( a sua trairagem), hoje vai ser um dia muito tristepara o futebol, pois o futebol vai se despedir de um de seus maiores talentos da história, Ronaldo Luís Nazário de Lima, mais conhecido como Ronaldo ou também Ronaldo Fenômeno ou ainda Ronaldinho, ultimamente fofômeno, não importa como conhecemos ou o chamamos, importa sim o que este jogador de Futebol, trouxe para o futebol brasileiro e do mundo.
INICIO
|
Ronaldo jogando pelo cruzeiro. |
O Fenômeno iniciou sua caminhada no futebol no São Cristovão, Porém foi no Cruzeiro que se profissionalizou e alcançou a fama como atleta no segundo semestre de 1993.
COPA DE 1994
|
Ronaldo aos 17 anos já na seleção brasileira. |
Logo veio a seleção e a copa do mundo de 1994 (onde não jogou mais foi o talismã da seleção).
PSV
|
Ronaldo no psv seu primeiro time na Europa. |
No PSV Eindhoven, da Holanda, Ronaldo destacou-se mais uma vez como artilheiro, tendo marcado 67 gols em 71 partidas oficiais.
BARCELONA
|
Ronaldinho no Barça: Onde começaram a chamá-lo de El Fenômeno |
Trilhando o mesmo caminho de um outro gigante do fute
bol (Romário) o fenômeno foi para o Barça em 1995 em uma transferência de por US$ 20 milhões. fechando o ano de 1996 com dezessete gols em vinte partidas. Acabaria eleito pela primeira vez o melhor jogador do mundo pela FIFA. Suas atuações lhe valeram o apelido de
El Fenómeno ( surgiu aqui o Fenômeno ).
INTERNAZIONALE DE MILÃO
|
O fenômeno na Inter, logo após ser o melhor do mundo na copa de 2002 |
Em 1997 veio a Internazionale e conseguira acertar com ele, pagando a multa rescisória de 32 milhões de dólares. A Inter não ganhava o Campeonato Italiano havia sete anos e Ronaldo, usando a camisa 10 (o seu característico número 9 pertencia ao chileno Iván Zamorano) não decepcionou o clube: encerrou o ano de 1997 com quatorze gols em dezenove jogos oficiais, e novamente eleito o melhor jogador do mundo pela FIFA.
COPA DE 1998
|
O fiasco de 1998 para a seleção francesa. |
Em 1998 tivemos a copa do mundo e as esperança de todos nos brasileiros pairavam sobre a sua chuteira, antes da final Ronaldo teve a convulsão mesmo assim foi a campo, mas apática a seleção levou um 3 x 0 vexatório da França, este jogo rende muitas discussões até hoje.
1ª LESÃO
1999/00 O fenômeno quase não entrou em campo, e em um jogo contra o
Lecce, estourou o joelho e teria de esperar cinco meses para voltar aos gramados.
RETORNO E 2ª LESÃO
Em 12 de abril de 2000 quando estava voltando aos gramados, o que seria a sua volta por cima, se tornou o seu maior pesadelo. uma semana após o nascimento de seu filho Ronald, em jogo válido pelas decisões da
Copa da Itália, contra a
Lazio. Mal entrou em campo, seu joelho direito cedeu no primeiro drible, saindo do lugar.
O RETORNO 2 - A MISSÃO DE DAR A VOLTA POR CIMA E GANHAR A COPA
|
A sua volta por cima na copa de 2002. |
2001 veio e Ronaldo continuou sua volta gradual e cuidadosamente. Voltou a jogar oficialmente em partida da Copa da UEFA, contra o Braşov, da Romênia. Pequenas contraturas e estiramentos, entretanto, impediram-no de jogar normalmente naquele ano.
Em 2002 o seu auge, desacreditado por muitos, mais não por Felipão foi convocado para a seleção e mesmo não estando 100% fisicamente foi para a copa, graças a aposta do técnico Luiz felipe Scolari. Ronaldo mais uma vez deu a volta por cima e foi o artilheiro da copa com 8 gols inclusive fazendo 2 gols na final e levou a seleção brasileira ao seu tão sonhado penta campeonato levando pela
terceira vez o título de melhor jogador do mundo premio oferecido pela FIFA.
REAL MADRID
|
O fenômeno atuando pelo Real Madrid |
Ainda em 2002 Ronaldo deixou a Inter tendo ganho apenas uma Copa da UEFA em cinco anos, com a torcida sentindo enorme ingratidão do brasileiro: para eles, o atacante virou
Il Fuggitivo,
[1] ainda mais em função de que outra razão para a saída seria a insatisfação do jogador em receber menos que os colegas Christian Vieri e Álvaro Recoba. Sem ter nada haver com isso o Real Madrid contratou o Ronaldo por 35 milhões de euros em 31 de agosto.
Ronaldo foi a terceira contratação dita
galáctica do time madrilenho: os dois primeiros foram seu ex-colega de Barcelona, Luís Figo, em 2000; e o francês Zinédine Zidane, em 2001. O clube reunia ainda as estrelas mundiais Raúl e Roberto Carlos. A temporada de 2003/04 começou com um novo galáctico, este em que o peso das receitas de marketing eram assumidamente maiores do que o da técnica: David Beckham. Este estelar elenco acabou não dando certo, e não conquistou praticamente nada.
MAIOR ARTILHEIRO DE TODAS AS COPAS
|
Ronaldine e Zidane, no jogo que eliminaria o Brasil da copa do mundo de 2006 |
Em 2006 na copa do mundo Ronaldo já não teve o mesmo brilho. Na ocasião, ele já não era a maior estrela do Brasil, e sim seu xará e fã Ronaldinho Gaúcho, com quem compunha o "Quadrado Mágico", ao lado de Kaká e Adriano. O final todos nós sabemos brasil eliminado.
Ronaldo foi nesta copa do mundo, longe da melhor forma física. Ainda assim, demonstrou lampejos de craque, marcando três vezes. O terceiro deles, que o fez ultrapassar o alemão Gerd Müller e tornar-se O MAIOR ARTILHEIRO DE TODAS AS COPAS.
MILAN
|
Ronaldo com a camisa do milan |
2007 começou e sem espaço, constantemente criticado pelo seu peso, Ronaldo decidiu deixar o Real no decorrer da temporada. Acertou sua volta à Milão, mas não na Internazionale e sim em um rival: o Milan.
A estrutura do clube
rossonero permitiu-lhe descobrir que possuía hipotireodismo, razão de sua engorda. Ronaldo tratou o problema e iniciou a temporada 2007/08 cinco quilos e meio mais magro. O Fenômeno também formou um trio com os compatriotas Kaká e Alexandre Pato denominado
Ka-Pa-Ro.
A promissora temporada, entretanto, acabaria para ele em 13 de fevereiro de 2008, no jogo contra o Livorno. Após substituir Gilardino no segundo tempo, Ronaldo, em sua primeira participação no jogo, acabou se lesionando na hora de um salto, saindo de campo em seguida chorando, em uma noite que relembrou a ocasião em que lesionou o joelho contra a Lazio, em 2000.
A temporada 2007/08 encerrou com ele parado e desligado do Milan, que decidiu não renovar com ele.
Treinamento no FLAMENGO
Após sua saída do Milan, Ronaldo manifestou algumas vezes o desejo de defender o Flamengo, do qual é torcedor declarado. O craque chegou a treinar no clube da Gávea a partir de setembro para recuperar-se da cirurgia no joelho. Já havia sido sondado pelo time do coração no início do ano, quando o Flamengo estava fazendo propostas para a Libertadores da América. Na ocasião, porém, não teve mais negociação com o Flamengo, e o mesmo acertou com o Corinthians sem ao menos falar nada com a diretória do Flamengo, o mesmo tinha declarado que era só ficar bom que ele mesmo viria a conversar com o Fla.
CORINTHIANS
|
Ronaldo marca o seu 1º gol com camisa do corinthians contra o seu arqui-rival palmeiras. |
Ronaldo acertou a sua volta ao Brasil depois de 14 anos pelo Corinthians. Em 9 de dezembro de 2008, o anuncio da contratação do Fenômeno foi feito pelo presidente corintiano Andrés Sanchez através do site oficial do clube.
Jogando com a camisa do Corinthians, Ronaldo foi campeão logo nos dois primeiros campeonatos que disputou: Campeonato Paulista 2009 e Copa do Brasil 2009. Além dos resultados esportivos, a parceria entre Ronaldo/Corinthians rendeu também fora de campo onde o valor de patrocínio do clube chegou a R$30 milhões de reais.
O maior sonho do corinthians o Ronaldo não conseguiu dar. em 2010 o timão foi eliminado pelo seu time de coração o Flamengo, e em 2011 o timão não passou da 1ª fase, sendo eliminado pelo tolima.
APOSENTADORIA
Depois dessa eliminação, a torcida do Corinthians já começou a contestar a sua presença no time, pois o mesmo já vem jogando acima do peso a bastante tempo, e não consegue mais render o que renderá no seu primeiro semestre no clube do parque São Jorge. Hoje o fenômeno deve anunciar a sua despedida do futebol, pois declara que sente muitas dores no corpo.
O que acham da sua aposentadoria, foi acertada?
Comentem...
SRN
-----------------------------------------------------------------