sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

FLAMENGO: LEGITIMO CAMPEÃO DE 1987








O site lancenet noticiou que a presidente do Flamengo, Patricia Amorim, vai encaminhar nesta semana à CBF novo pedido de reconsideração sobre o título brasileiro de 1987, e, com isso as perguntas resurgem: Afinal esse pedido da Patricia tem fundamento? Ou ela, tomada pelo entusiasmo do momento, está realizando o pedido sem base para fazê-lo? Enfim, o Flamengo é ou não Campeão Brasileiro de 1987?


Me esforçando para não ser tendencioso vou procurar colocar somente os fatos, com a intenção de contribuir para acabar com a fama que o povo brasileiro tem memória curta, vamos aos tais fatos (vou descrevê-los em forma de lista para melhor compreensão)

- Em 1987 a CBF atravessava grave crise financeira: Por que: Com a administração marcada por disputas políticas internas e a bagunça em que se tornou os campeonatos brasileiros estava fazendo com que tivessem grandes prejuizos, não só para os clubes como para a própria CBF. Para se ter uma idéia o campeonato brasileiro de 1979 foi disputado por nada menos que 94 clubes (como, em exceção do flamengo e corinthias, os grandes clubes não tem tanto apelo nacional, eram grandes os prejuizos com viagens para disputar jogos com times de baixa renda), tamanha a bagunça que Santos, Corinthians e São Paulo se recusaram a participar do campeonato.

- Diante disso a própria CPF declara que não tem mais condições financeiras de organizar o campeonato de 1987: Em junho de 1987, Octávio Pinto Guimarães, presidente da entidade, anunciou publicamente via imprensa que a CBF não tinha condições financeiras de organizar o campeonato daquele ano. Notícia que em seguida foi confirmada também pelo seu vice-presidente Nabi Abi Chedid que além de confirmar a situação deu todo o aval para que o presidente do São Paulo F.C., na época Carlos Miguel Aidar, tomasse a iniciativa de convencer os principais clubes do Brasil a fundarem uma associação que os representassem e que teria como primeiro objetivo a organização do Campeonato Brasileiro de 1987 (Copa União).

- A criação da Copa União só surgiu após uma conciliação entre a CBF e o Clube dos 13: Apesar de, publicamente, serem insatisfeitos com CBF, o clube dos 13 somente pode organizar a Copa União, com o aval da CBF, já que uma desobediência à entidade poderia provocar reações da FIFA. Tanto é que a única exigência da CBF foi que incluísse, pelo menos, mais três clubes de Estados diferentes (que o clube dos 13 atendeu, incluindo Coritiba, Goiás e Santa Cruz)

- O Clube dos 13 promove a Copa União: Por necessidade (A CBF anunciou no começo do ano que não haveria campeonato), aval(a CBF não só concordou, como anunciou publicamente e ainda fez exigência, que foi atendida) e para não ter prejuizos (a CBF havia desistido de organizar o campeonato alegando falta de recursos para arcar com as despesas, então "quem pagaria a conta desses jogos menores seriam os grandes clubes") nasce a Copa União organizada pelo clube dos 13. Vale lembrar que esse procedimento é modelo na Europa, como por exemplo: a Liga das Estrelas na Espanha, a Bundesliga na Alemanha, e a poderosa Premier League na Inglaterra, associações de clubes que organizam seus campeonatos nacionais.

- O Campeonato torna-se um sucesso, o que desagrada (ambiciona) à CBF: Diante do sucesso iminente do campeonato, se irritaram (leia-se ambição pelo sucesso comercial do campeonato) os srs. Otávio Pinto Guimarães e Nabi Abi Chedid , que, após 5 rodadas disputadas, se arrependem de ter renunciada a responsabilidade de organizar a competição, volta atrás, e tenta mudar o regulamento da Copa União! Como se a loucura fosse pouca, ainda tentam incluir mais 16 clubes no meio da competição!

- Como assim incluir 16 clubes em um campeonato que já havia iniciado?? - Pois é, se contassem essa história para alguém da europa não iam acreditar.. Para formalizar a 'loucura' a CBF denomina a Copa União de Modulo Verde e os 16 clubes (na verdade um grupo que seria similiar à 2º divisão, similiar pois nem a 2ª divisão era muito definida na época...) seriam do Modulo Amarelo. O campeão brasileiro seria o vencendor de um quadrangular final disputado entre os campeões e vices dos 2 módulos. Obviamente, os dirigentes de TODOS os clubes que disputavam a Copa União recusaram-se a cumprir a determinação.

- O Flamengo deve disputar o titulo com o vice do módulo amarelo... MAS QUE VICE? Diante de mais de 100 mil pessoas o Flamengo vence o Internacional por 1x0 Consagrando-se campeão da Copa União! Enquanto isso.. O Sport vence o Guarani por 2x0 (o mesmo placar do primeiro jogo vencido pelo Guarani), depois da prorrogação terminada em 0x0. Os dois clubes partiram para a decisão por pênaltis. Acabou em 11 a 11. Ninguém viu que os presidentes do Sport, Homero Lacerda, e do Guarani, Leonel Martins de Oliveira, entraram em campo e acordaram em dividir o título. A zona se instaurou de vez e, na hora de organizar o tal quadrangular bizarro, a própria CBF se embananou: quem é o vice do módulo amarelo, se Sport e Guarani dividiram o título? Quem vai pegar o Flamengo, SE NÃO TEM VICE (poderiam ter chamado o vasco, mas enfim..)?

- A CND põe ponto final na conversa e declara Flamengo Campeão Brasileiro de 1987: No ano seguinte, o Conselho Arbitral é convocado e julga o caso em favor do Flamengo. Dos 15 participantes do próprio "Módulo Amarelo", todos reconheceram o título do Flamengo como legítimo, com exceção apenas de Náutico, Sport e Guarani (por motivos óbvios).As federações não tinham autonomia para dar a última palavra em questões jurídicas, em 1988 ainda vigorava a Lei 6251/1985 que firmava o CND (Conselho Nacional dos Desportos) como máxima instância esportiva da época (portanto, superior à CBF). Na quinta-feira do dia 21 de janeiro de 1988, o CND (atual STJD) votou em reunião extraordinária através de seu relator Álvaro Melo Filho e sobre a presidência do vascaíno Profº Manoel Tubino (já falecido)[18] com decisão unânime, que o Flamengo era campeão, legitimando assim o Flamengo como campeão do Campeonato Brasileiro de 87.

Enfim, o que vocês acham? deixem suas opiniões!

2 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Saudações Flamenguistas.É evidente Gabriel que o Flamengo é o legitimo campeão de 87.A CBF sempre ambisiosa, se a CNB que era o orgão maximo da época concedeu o titulo que de fato era do Mengão nao tem o que se discutir.E lembrando a todos que o clube dos treze que concordou plenamente com o titulo do Mengão, era formada pelos principais times do Brasil.

    ResponderExcluir