sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

OS MAIORES CRAQUES DO FLAMENGO: LEONIDAS DA SILVA



Saudações Rubro Negras! A partir de hoje vamos começar uma série que homenageará os maiores jogadores da história do nosso mais querido: OS MAIORES CRAQUES DO FLAMENGO. Vamos homenagear não somente goleadores, mas os caras que fizeram a diferença e honraram o manto rubro negro. Para começar vamos começara pelo imortal Diamante Negro.

Ha 70 anos atrás o então inexepressivo e zoado time do São Paulo contratava um jogador de basquete (isso mesmo, basquete) do time de futebol do flamengo com uma badalação igual (ou maior) do que a contratação de Ronaldinho Gaucho feita pelo Flamengo no ano de 2011: O diamânte negro, o homem borracaha, aquele que para muitos era melhor que pelé (sem paradoxos como a comparação com obina), Leonidas da Silva!

Como?



Ele merece que eu conte a história do início... Em 1922, com a morte do pai, Leônidas foi adotado pelos patrões de sua mãe. Seu pai adotivo montou um bar perto do campo do São Cristóvão, onde o menino Leônidas, que adorava brincar com as pelotas do pai, tentou e conseguiu jogar nas categorias de base. Não demorou muito para um grande clube descobrisse seu precoce talento e, aos 17 anos, foi contratado pelo Sírio Libanês.

Em 1931, depois de se sagrar campeão do Campeonato da Liga Brasileira (agora pelo Sul América F.C) e ser convocado pela primeira vez para a Seleção Brasileira (onde estreou já metendo dois gols); o Bonsucesso F.C contratou o jogador que atuou, também, como jogador do time de basquete onde, inclusive, ajudou o clube a conquistar um campeonato! Naquela época era comum um atleta acumular funções em outras categorias esportivas (por exemplo, em 1930, Preguinho, o primeiro jogador a marcar gol e o primeiro artilheiro pelo brasil em copas do mundo, além de ser jogador de futebol praticava natação, vôlei e atletismo).

Leonidas Fecha com o certo


Como se fosse pouco, em 1935 mudou novamente de clube, indo atuar no Botafogo, onde conquistou o bi-campeonato carioca, e no ano seguinte o Flamengo teve a idéia de ter no seu elenco os três melhores e mais populares jogadores brasileiros: Fausto, Domingos da Guia e Leônidas da Silva. Então Leônidas se transferiu para o Flamengo, sendo campeão estadual em 1939, e com isso ele conseguiu conquistar o título carioca por 3 equipes diferentes. No Flamengo consolidou sua imagem como ídolo nacional, tendo ajudado em muito o clube a se tornar o mais popular do Brasil e ajudou a combater o preconceito, sendo um dos primeiros jogadores negros a jogar pelo clube.



Antes, em 1938, foi artilheiro da Copa do Mundo com oito gols, e alcançou o feito de ter sido o primeiro jogador a marcar quatro gols numa mesma partida de Copa do Mundo, contra a Polônia, sendo um deles o histórico gol com o pé descalço, que aconteceu porque a sua chuteira havia rasgado e como não havia chuteira reserva na época, Leônidas jogou-a na lateral do campo para o costureiro arruma-la e continuou jogando. Quando o ponta-esquerda Hércules cobrou uma falta perto da área e a bola sobrou para ele, Leônidas não teve dúvidas, encheu o pé (descalço) e marcou o histórico gol para o Brasil. Considerado o maior craque brasileiro, em 1941 Leônidas passou dez meses preso no quartel do Realengo, com a descoberta de uma falsificação em seu certificado de alistamento militar (eita mardita fama rubro-negra).

O inexpressivo São Paulo contrata o Jogador a peso de ouro


Em 1942 transferiu-se para o São Paulo no que foi durante muito tempo a contratação mais cara do futebol brasileiro. Sua chegada à cidade fez com que mais de 10 mil pessoas fossem recepiciona-lo na estação de trêm da Luz (ok,ok na do Ronaldinho Gaúcho foram 20 mil, porém, não era um estação de trem era a gávea com convocação da torcida pela presidenta e ainda contou Dudu Nobre, Diogo Nogueira, Ivo Meirelles, bateria da Mangueira e waleska popozuda!), e seu jogo de estréia contou com torcedores de todas as equipes e acabou registrando o maior publico da história do Pacaembu, mais de 60 mil pessoas foram ver o Diamante Negro jogar sua primeira pertida pelo tricolor.

Na época diziam que para saber quem seria o campeão paulista bastava jogar uma moeda pra cima, se ela caisse e desse cara o Corinthians era o campeão, se desse coroa o Palmeiras, falavam que o São Paulo seria o campeão se a moeda parasse de pé. Porém entre 1942 e 1950 período em que Leônidas jogou pelo clube, a moeda parou de pé, e por cinco anos. Leônidas foi o maior responsável por tornar o São Paulo um clube grande. Disputou oito campeonatos paulistas e foi cinco vezes Campeão (43, 45, 46, 48, 49), tornado-se um dos maiores ídolos da história do São Paulo, sendo homenageado no museu do clube com uma réplica de uma bicicleta que ele executou.

Alguns acham que isso ainda é pouco, já que Leônidas foi um dos maiores ídolos do Brasil, até o aparecimento de Pelé, no final dos anos 50. Alguns consideram Leônidas melhor que Pelé, porém é algo que ficará incerto, visto que os jogos ainda não eram televisionados na época em que Leônidas atuava como jogador.

Leônidas da Silva anunciou sua aposentadoria como jogador em 1949, selando uma histórica desavença com o técnico da seleção brasileira, Flavio Costa, que o cortou da seleção brasileira.

Depois de abandonar os gramados, em 1951, ainda continuou ligado ao esporte. Foi dirigente do São Paulo, logo depois virou comentarista esportivo, sendo considerado por muito um comentarista direto, duro e polêmico. Provando que sabe mesmo tudo de bola, chegou a ganhar sete Troféus Roquette Pinto. Sua carreira de radialista teve que ser interrompida em 1974 devido a doença do Mal de Alzheimer.


O INVENTOR DA BIKE



Leônidas recebeu o crédito por ter inventado a "bicicleta". Ele mesmo se autoproclamava o inventor da plástica jogada. Alguns afirmam ter sido criada por um outro jogador brasileiro, Petronilho de Brito, e que Leônidas apenas a teria aperfeiçoado.

A primeira vez que Leônidas executou essa jogada foi em 24 de abril de 1932, em uma partida entre "Bonsucesso" e "Carioca", com vitória do Bonsucesso por 5 X 2. Já pelo Flamengo, realizou a jogada somente uma vez, em 1939 contra o Independiente, da Argentina, que ficou muito famosa na época.

Pelo São Paulo ele realizou a jogada em duas oportunidades, a primeira em 14 de junho de 1942, contra o Palestra Itália, na derrota por 2 x 1. E a mais famosa de todas, em 13 de novembro de 1948, contra o Juventus, na goleada por 8 X 0. A jogada ficou imortalizada pela mais famosa foto do jogador.

Na Copa do Mundo de 1938 ele também realizou a jogada, para espanto dos torcedores, e o gol foi anulado pelo juiz que desconhecia a técnica.



Fontes:
http://www.flamengo.com.br/flapedia/
http://www.netsaber.com.br/biografias/ver_biografia_c_1049.html
http://sfsites.blogspot.com/2009/03/leonidas-da-silva-biografia.html
http://pt.wikipedia.org


SRN!

Um comentário:

  1. Show de bola o post, vou ficar aguardando ancioso pelo post do próximo craque Rubro-Negro.

    []s

    ResponderExcluir