terça-feira, 22 de julho de 2014

Centenário ou centenada?









Comemorar cem anos para qualquer instituição é uma data importante. No país do futebol temos clubes centenários, outros com menos de cem anos e outros que foram extintos.  Sempre sobrevivendo com dificuldade financeira, é motivo de festa comemorar a marca de 100 anos no futebol. Esse ano o Palmeiras comemora seu centenário mas ainda não teve motivo para comemorar. Em busca de um título no ano de seu centenário, o Verdão não quer ficar marcado como outros clubes com o “CENTENADA”.

Flamengo- 1995

O centenário prometia muitos títulos com as grandes contratações que o clube fez. Kleber Leite, presidente do clube, trouxe nada menos que melhor jogador mundo, Romário. O baixinho ainda teria ao seu lado o craque Edmundo e a jovem promessa Sávio. Estava formado o ataque dos sonhos. A briga de egos entre as estrelas Romário e Edmundo prejudicou o time que não ganhou nenhum título de expressão. Perdeu o estadual para o Fluminense de Renato Gaúcho e o famoso gol de barriga. Ainda viu seu ataque dos sonhos virar piada para os rivais: “PIOR ATAQUE DO MUNDO! PARA UM POUQUINHO, DESCANSA UM POUQUINHO, ROMÁRIO, SÁVIO E EDMUNDO!!”

Vasco-1998

O melhor ano de centenário de um clube. No final dos anos 90, o Vasco tinha um dos melhores times do Brasil que começou a ser formado em 1996. No ano seguinte, o clube ganhou o brasileiro de 1997 e foi paro o ano de seu centenário tentar sua maior conquista inédita. O Vasco ganhou o maior título de um clube sul-americano, conquistou a Libertadores no ano de seu centenário e entrou para a história sendo o único brasileiro a ganhar Libertadores no centenário.  Só o Vasco em 1998 e Olímpia do Paraguai em 2002 foram campeões da Libertadores no ano de seu centenário.  O cruzmaltino ainda ganhou o carioca de 98.

Fluminense-2002

O tricolor das laranjeiras não foi bem no ano de seu centenário. Se hoje os campeonatos estaduais já não tem muito valor, em 2002 teve menos importância ainda. Por causa do Rio-São Paulo que foi disputado na mesma época do Campeonato Carioca, o estadual do Rio ficou esvaziado pelos grandes times que priorizaram o Rio-São Paulo. O Fluminense ganhou estadual de 2002 que foi apelidado de caixão.

Botafogo-2004

O Glorioso não teve um ano de glórias no seu centenário.  Em 2004 o clube voltava da 2ª divisão e quase que retorna para a série B no ano de seu centenário. Escapou de ser rebaixado na última rodada do brasileirão. A única glória de 2004 já que não ganhou nenhum título.

Corinthians-2010

O badalado timão de 2010 contava com a estrela Ronaldo para garantir títulos no centenário. Apesar de ganharem um estádio de presente no ano que completaram cem anos, quando foi anunciado pelo presidente Andres Sanches a construção do estádio. Nos gramados, os corintianos não tiveram o que comemorar e não levantaram nenhuma taça.

Tivemos ainda o Coritiba que não ganhou nenhum título em 2009 e ainda foi rebaixado no seu centenário com direito a quebra-quebra e pancadaria no Couto Pereira pela última rodada do brasileiro. O Santos em 2012 ganhou o paulista e recopa, o Atlético-MG e Grêmio não ganharam nada em seu centenário e o Internacional ganhou o estadual.

Fonte: Lanceativo


SRN

Fonte: http://www.noticiasfla.com.br/2014/07/Centenario-ou-centenada.html

0 comentários:

Postar um comentário